Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Reprodução - Redes Sociais

Fontes no Planalto afirmam que a irritação de Lula com a revelação de diálogos comprometedores entre militares envolvidos em um suposto golpe de Estado teria sido fator determinante para o cancelamento da agenda em solo goiano

Saiba o real motivo do cancelamento da agenda de Lula em Goiás

18/06/2023, às 16:30 · Por Redação

O Palácio do Planalto viveu, na última sexta-feira, 16, uma movimentação atípica, especialmente entre políticos e autoridades militares. De acordo com uma reportagem da Revista Veja, o conteúdo do celular do ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid, revelou diálogos comprometedores envolvendo o subchefe do Estado Maior do Exército, coronel Jean Laward Junior, em relação a um possível golpe de estado diante da derrota de Bolsonaro nas eleições.

O coronel Jean Laward Junior, militar de carreira com vínculo de amizade com Bolsonaro, foi indicado pelo governo Lula para um cargo de representação militar nos Estados Unidos. Segundo fontes no Planalto e responsáveis pela segurança das viagens de Lula, o presidente ficou extremamente irritado com a situação, uma vez que estava tentando dar voto de confiança aos militares, apesar das turbulências dos últimos quatro anos.

Nos bastidores, informações dão conta que esse seria o verdadeiro motivo do cancelamento da viagem de Lula ao município de Rio Verde, na Região Sudoeste de Goiás, onde participaria da inauguração de um trecho da Ferrovia Norte-Sul. Oficialmente, a justificativa foi o mau tempo em Brasília.

No entanto, essa justificativa é tratada como sem sentido, uma vez que a Presidência da República poderia ter optado por utilizar uma aeronave menor ou remarcar a viagem para outro momento. Conforme registros fotográficos e vídeos divulgados pela Secretaria de Comunicação (Secom), Lula já estava na base aérea quando foi solicitado que retornasse ao Palácio da Alvorada para tratar da questão envolvendo mais um militar de alto escalão envolvido em possíveis tramas golpistas. Foi a partir desse momento que a viagem foi cancelada.

Ainda não está claro se Lula foi solicitado pelo Ministro da Defesa, José Múcio, ou pelo comandante do Exército, Thomas Paiva. Em Brasília, espera-se que o coronel Jean seja colocado na reserva e afastado de suas funções ainda durante o fim de semana.


Agenda Cancela Lula Rio Verde Goiás