Matérias
Divulgação
Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) concede permissão para operadoras ativarem o 5G em 82 municípios goianos, enquanto outros 104 aguardam planejamento; no país, 187 municípios já foram liberados, e alcança cerca de 66,4% da população brasileira
Anatel autoriza ativação do 5G em mais de 80 municípios de Goiás
23/06/2023, às 11:25 · Por Redação
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou na última quarta-feira, 21, a autorização para a ativação do 5G em 82 municípios de Goiás, um avanço significativo na expansão da tecnologia no estado. No entanto, ainda há 104 municípios que aguardam o planejamento para a implantação do 5G, além de outros 60 que já tiveram o planejamento aprovado, mas ainda não foram antecipados.
Goiânia, que estava entre as capitais com a legislação atrasada no país, deu um passo importante no processo de implantação do 5G. A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Municipal aprovou, em abril, um projeto de lei para a adoção da tecnologia na cidade.
A Anatel decidiu antecipar a liberação dos municípios devido ao cumprimento de todas as condições necessárias. Isso inclui o início das atividades de migração da recepção do sinal de televisão aberta por meio de antenas parabólicas, a desocupação da faixa de frequência necessária e a mitigação de interferências em estações de serviço fixo por satélite.
No total, 187 municípios em todo o Brasil já foram autorizados a ativar o 5G, beneficiando aproximadamente 141 milhões de pessoas, o que corresponde a 66,4% da população brasileira, de acordo com a Anatel. A expansão da tecnologia 5G promete trazer benefícios significativos em termos de velocidade de conexão e capacidade de transmissão de dados, impulsionando o desenvolvimento de diversos setores e aprimorando a experiência dos usuários.
Municípios com 5G liberado em Goiás
Goiânia, Aparecida de Goiânia, Abadia de Goiás, Abadiânia, Água Fria de Goiás, Águas Lindas de Goiás, Alexânia, Alto Paraíso de Goiás, Alvorada do Norte, Aragoiânia, Barro Alto, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Cabeceiras, Caldazinha, Caturaí, Cavalcante, Cidade Ocidental, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Flores de Goiás, Formosa, Goianápolis, Goianésia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Luziânia, Mimoso de Goiás, Nerópolis, Niquelândia, Nova Veneza, Novo Gama, Padre Bernardo, Pirenópolis, Planaltina, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, São João d'Aliança, Senador Canedo, Simolândia, Terezópolis de Goiás, Trindade, Valparaíso de Goiás, Vila Boa, Vila Propício, Anápolis, Catalão, Cumari, Damolândia, Goiandira, Itumbiara, Jataí, Leopoldo de Bulhões, Nova Aurora, Rio Verde, Aparecida do Rio Doce, Caldas Novas, Cristianópolis, Montividiu, Ouvidor, Santo Antônio da Barra, Vianópolis, Anhanguera, Campo Limpo de Goiás, Colinas do Sul, Davinópolis, Gameleira de Goiás, Iaciara, Nova Roma, Ouro Verde de Goiás, Santa Rita do Novo Destino, São Miguel do Passa Quatro, Silvânia, Teresina de Goiás, Três Ranchos, Campo Alegre de Goiás e Rio Quente.
Tecnologia Operadoras 5G Goiás