Matérias
Reprodução - Redes Sociais
Empresas do transporte coletivo da capital goiana realizam testes com ônibus elétricos na linha 025, recebendo avaliações positivas dos passageiros
Testes com ônibus elétricos conquistam usuários do transporte coletivo em Goiânia
04/07/2023, às 11:47 · Por Redação
Duas empresas de transporte coletivo da cidade de Goiânia estão conduzindo testes com ônibus elétricos desde o início de junho. Os dois primeiros veículos foram utilizados para transportar passageiros que se deslocavam para a Campus Party 2023. Os testes ocorrem na linha 025, que conecta o Terminal Bandeiras/Via T-63 ao Terminal Isidória. O maior festival de tecnologia, empreendedorismo e ciência do país teve como tema central o transporte e a mobilidade urbana, sendo o cenário ideal para a avaliação dos ônibus elétricos. As informações foram divulgadas pelo jornal Opção.
Em fevereiro, o governo estadual publicou um edital para substituir a frota de veículos que operam na linha do Eixo Anhanguera. O documento estabeleceu critérios para o aluguel de 114 ônibus articulados 100% elétricos, que visam modernizar e oferecer maior qualidade ao transporte coletivo no principal corredor de mobilidade da capital, bem como em suas extensões em Goianira, Senador Canedo e Trindade.
O valor máximo global estimado do contrato é de R$ 1.542.576.052,16, ao longo de 16 anos, com um valor mensal estimado em R$ 74.820,59 por ônibus, incluindo a manutenção da frota, locação dos carregadores e adaptação da infraestrutura para o carregamento dos ônibus. Os valores estimados foram baseados em dados de mercado, custos de manutenção da frota, tributos, pesquisa de campo, informações dos fabricantes e dados coletados no Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI).
Ônibus Elétrico Teste Goiânia Goiás