Matérias
Divulgação - OAB-GO
OAB-GO reforça seu compromisso na defesa dos valores democráticos e dos direitos humanos, além de repudiar o racismo e qualquer forma de discriminação
Conselheiros negros da OAB-GO se manifestam contra declarações discriminatórias de Gustavo Gayer
05/07/2023, às 12:48 · Por Redação
Durante a 6ª sessão ordinária do Conselho Pleno da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção Goiás (OAB-GO), realizada na última segunda-feira, 3, os conselheiros Carlos André Pereira, Éder Porfírio Muniz e Gustavo Nogueira Filho expressaram repúdio às declarações do deputado federal Gustavo Gayer (PL-GO). Em uma entrevista a um podcast nacional, Gayer teria associado africanos a pessoas com quociente de inteligência (QI) baixo, além de afirmar que a população do continente não teria capacidade para viver em um regime democrático.
Os conselheiros da OAB-GO destacaram o compromisso da advocacia em lutar pela igualdade e justiça social, condenando veementemente qualquer forma de discriminação, seja ela racial, étnica, religiosa, de gênero ou qualquer outra. Eles ressaltaram a importância de uma atuação firme das instituições democráticas e da sociedade como um todo no combate a práticas racistas e na promoção de um ambiente inclusivo e respeitoso para todos.
O conselheiro seccional Carlos André Pereira afirmou que é inadmissível qualquer teoria de superioridade racial nos dias de hoje. Ele considerou a fala do parlamentar como uma desonra ao povo brasileiro, que possui uma profunda relação com a África devido à contribuição dos nossos ascendentes africanos na construção do país. Pereira ressaltou a importância de honrar essa herança.
Por sua vez, Gustavo Nogueira Filho, presidente da Comissão Especial da Promoção da Igualdade Racial (CEPIR), declarou que o discurso do parlamentar é racista e baseado em informações inverídicas, demonstrando total desconhecimento da história do povo africano e da África como um todo.
Diante desse episódio lamentável, a OAB-GO reitera seu compromisso em estar vigilante e atuante na defesa dos valores fundamentais da democracia e dos direitos humanos. A instituição repudia veementemente o racismo e qualquer forma de discriminação, reforçando a importância de promover um ambiente inclusivo e respeitoso para todos.
OAB Negros Discriminação Goiás