Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

A relação republicana do governador Ronaldo Caiado incomodou o ex-governador Marconi Perillo (PSDB)

Caiado rebate Marconi e diz que governo de ‘chantagem e perseguição’ ficou para trás

27/07/2023, às 21:07 · Por Redação

A relação republicana entre o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e políticos de diversos partidos, incluindo PT, PL e PSDB, incomodou o ex-governador Marconi Perillo (PSDB). Em nota, o tucano chamou Caiado de coronel e disse que ele “tem feito de tudo para acabar com a oposição em Goiás”. A resposta veio no mesmo tom: “Essa é uma realidade difícil para o ex-governador entender, acostumado que era, tal qual um chefe de quadrilha, a perseguir e achacar quem o contrariava”.

 

A fala de Caiado faz referência a denúncias feitas por ex-prefeitos de que eram obrigados a se filiar ao PSDB para receber recursos do programa estadual Goiás na Frente, da gestão de Perillo. “Não fazemos um governo excludente. Hoje ninguém precisa se submeter ao governador, como acontecia antes”, acrescentou em entrevista.

 

Na última segunda-feira, 24, o governador homenageou personalidades goianas com a Comenda da Ordem do Mérito Anhanguera. Entre eles, políticos e lideranças do partido de Marconi. O gesto foi recebido de forma amistosa, e os homenageados agradeceram pelo reconhecimento e elogiaram o estilo de Caiado de fazer política.

 

O mesmo tom diplomático pauta o relacionamento do Governo de Goiás com ministros do presidente Lula. “Eu represento todos os goianos, minhas divergências políticas e ideológicas jamais vão atrapalhar meu trabalho pelo Estado”, destacou o governador ao receber o ministro da Justiça, Flávio Dino, no Palácio das Esmeraldas.

 

Na visão de Marconi, a atitude demonstra intenção clara do chefe do Executivo goiano de “aniquilar a oposição”. Caiado, por outro lado, disse, em entrevista, que a única coisa aniquilada foi a corrupção do governo. “Extirpamos da política vários daqueles que viviam de saquear o dinheiro público de Goiás, inclusive o próprio ex-governador, derrotado duas vezes pelo povo goiano”, acrescentou.

 

Nas últimas eleições, em 2022, o governador Ronaldo Caiado foi reeleito no primeiro turno ao comando do Executivo com apoio de 214 prefeitos, dos 246 totais no estado. Marconi Perillo perdeu a eleição para o Senado no pleito que elegeu Wilder Morais (PL) ao cargo. 


Ronaldo Caiado