Matérias
Divulgação
Recurso pode fortalecer algumas centrais sindicais
CUT Goiás é favorável a volta da contribuição sindical obrigatória
22/08/2023, às 09:23 · Por Redação
O presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), Flávio Alves, afirmou ao Jornal Opção que é favorável a criação da contribuição sindical obrigatória.
O texto, embora ainda em fase de redação, estipula que a cobrança seria implementada somente após aprovação individual por parte das categorias de trabalhadores. Isso significa que a modificação necessitaria ser aprovada por meio de votações em assembleias e também ser incorporada nos termos de possíveis acordos ou convenções coletivas.
“Com o fim do imposto sindical, as centrais sindicais e vários outros sindicatos perderam muito, em torno de 80% a 90% de arrecadação. Consequentemente, perdeu força e parou de ter uma atuação em defesa do trabalhador, desde o público ao do privado. É necessário ter para a sobrevivência de vários sindicatos, para efetivar a defesa da categoria”, explicou ao Jornal.
A proposta também contempla o repasse de um terço do montante arrecadado dos trabalhadores para os sindicatos. A alocação total dos recursos seguiria esta distribuição:
70% para o sindicato correspondente;
12% para a federação correspondente;
8% para a confederação correspondente;
7% para a central sindical correspondente.
CUT-GO Contribuição Sindical