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Secretária do Entorno, Maria Caroline Fleury, tem se reunido com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar do assunto
Governo de Goiás estuda maneira de baixar preço do ônibus do Entorno
23/08/2023, às 18:11 · Por Redação
O Governo de Goiás, preocupado com a escalada nas tarifas de ônibus na região do Entorno de Brasília, estuda uma forma de subsidiar o transporte da região. Segundo o jornal Opção, a secretária do Entorno, Maria Caroline Fleury, tem se reunido com a Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal e com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para tratar do assunto.
Nos últimos seis meses, preço do ônibus na região acumulou
aumento de 27%. E, além disso, a ANTT prevê novo reajuste em fevereiro de 2024
afetando mais de 1,5 milhão de habitantes da região. Se isso se concretizar, o
aumento total será de 37% em menos de um ano.
Maria Caroline conta que um estudo está sendo realizado pela
ANTT para analisar os gastos com o transporte, a fim de chegar a um preço ideal
para a tarifa. Com isso, o passageiro que já gasta mais de 7% do salário mínimo
mensalmente, desembolsará um valor menor com as viagens.
“Já fizemos a votação para entrar no PPA, para que essa
região do consórcio interfederativo exista, e assim, subsidiar essa passagem em
definitivo. É inaceitável, a população não consegue absorver isso. Goiânia e
Região Metropolitana tem o subsídio, Brasília tem o subsídio deles. Essa região
integrada não tem nada e além de pagar caro, o passageiro tem um péssimo
serviço”, afirmou.
Terceiro aumento
As linhas do Distrito Federal e do Entorno podem sofrer um
terceiro reajuste em menos de um ano. A previsão é de que a alta ocorra em
fevereiro de 2024. O novo preço, conforme a Associação Nacional das Empresas de
Transporte Rodoviário Interestadual de Passageiros (Anatrip), faria parte de um
acordo entre o órgão e a ANTT.
O primeiro reajuste ocorreu em março desde ano, elevando o
preço pago pelos passageiros em 12%. Já o segundo aumento que começou a valer
no último dia 13 faz com que a passagem ficasse ainda 15% mais cara.
Gestão ANTT
A ANTT é responsável, desde fevereiro de 2023, pela gestão
das mais de 400 linhas de ônibus que realizam um transporte diário de cerca de
175 mil passageiros entre os trechos. O transporte semiurbano entre o Distrito
Federal e o Entorno não é subsidiado pelo governo e os recursos para manutenção
do serviço vêm integralmente das tarifas pagas pelos usuários, conforme o
órgão.
Logo após assumir o comando das linhas, a ANTT optou por não
conceder reajuste imediato de 40%, a fim de evitar um grande impacto no bolso
da população. Desse modo, a readequação recente dos preços serve para evitar
uma instabilidade no sistema de transportes.
Os índices de reajuste, como elevação nos valores de
combustível, óleo lubrificante, pneus e do Índice de Preços ao Consumidor Amplo
(IPCA) acumulado dificultaram, na visão da ANTT, a manutenção do preço das
tarifas.
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