Matérias
Jackson Rodrigues
Recém-inaugurado Terminal Hailé Pinheiro, na Avenida Goiás Norte, traz uma série de mudanças nas rotas de ônibus da cidade, com a criação de novas linhas e a extensão de outras; as alterações entraram em vigor neste sábado, 16
Conheça as novas rotas do Terminal Hailé Pinheiro em Goiânia
16/09/2023, às 11:05 · Por Redação
O novo Terminal Hailé Pinheiro, localizado na confluência da Avenida Goiás Norte com a Perimetral Norte, foi oficialmente inaugurado nesta sexta-feira, 15, e traz consigo uma série de mudanças nas rotas do transporte público de Goiânia. A partir deste sábado, 16, os passageiros da cidade poderão se familiarizar com as novas linhas de ônibus que operarão a partir desse ponto.
As mudanças incluem uma linha de passagem, a extensão de quatro linhas já existentes, a criação de três novas rotas e o seccionamento de outras quatro. Abaixo, confira as principais alterações:
Linhas estendidas:
- Linha 132: T. Hailé Pinheiro / PC Campus / Itanhanga
- Linha 343: T. Hailé Pinheiro / PC Campus / Orlando De Morais
- Linha 721: T. Hailé Pinheiro / Nossa Morada / Shangri-La
- Linha 722: T. Hailé Pinheiro / Shangri-La / Nossa Morada
Novas linhas:
- Linha 288: T. Hailé Pinheiro / Vale dos Sonhos
- Linha 315: T. Hailé Pinheiro / T. Dergo
- Linha 413: T. Hailé Pinheiro / Centro
Linhas seccionadas:
- Linha 050: T. Hailé Pinheiro / Nova Veneza
- Linha 174: T. Hailé Pinheiro / T. Praça A / Progresso / Sevene
- Linha 270: T. Hailé Pinheiro / UFG / Itatiaia
- Linha 287: T. Hailé Pinheiro / Santo Antônio De Goiás
Linhas mantidas sem alterações (de passagem):
- Linha 013: T. Rec. do Bosque / T. Paulo Garcia / Centro
- Linha 037: T. Pe. Pelágio / Praça Do Violeiro / T. Hailé Pinheiro
"Essas mudanças visam aprimorar a eficiência do transporte público na cidade e proporcionar opções mais convenientes para os passageiros que utilizam o Terminal Hailé Pinheiro como parte de sua jornada diária", diz o presidente da Cpmpanhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, ao completar que a partir de agora, os moradores de Goiânia podem planejar suas viagens com base nas novas rotas e horários disponíveis no terminal, o que promete facilitar o deslocamento pela cidade.
Com a inauguração do Terminal Hailé Pinheiro, o sistema BRT Norte-Sul se aproxima de sua conclusão, que contará com 121 linhas conectadas, 36 estações e uma velocidade média entre 22 e 26 km/h, resultando em uma redução considerável no tempo de viagem. "Além do Hailé Pinheiro, nós já entregamos os terminais Isidória e Paulo Garcia, que se somam ao Recanto do Bosque". O prefeito lembrou que o trabalho, agora, segue pelo Consorcio BRT para concluir as estações. "Para que assim possamos entregar, até o fim deste ano, todo o trecho 2 do BRT e colocá-lo em operação", pontuou, conforme acordo firmado com o Consórcio BRT.
Investimentos
O Terminal Hailé Pinheiro se une aos já entregues Terminal Isidória, em julho de 2022, com investimento de R$ 19,5 milhões, e ao Terminal Paulo Garcia, em abril deste, que fortalecem a infraestrutura de transporte público em Goiânia e proporcionando mais opções de mobilidade para os cidadãos. “Com a entrega deste projeto, reafirmamos nosso compromisso com o progresso da cidade e a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes”, conclui o prefeito Rogério.
Mobilidade Terminal Hailé Pinheiro Prefeitura de Goiânia