Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Ação teve início na terça-feira, 19, e integrou projeto que visa monitorar os níveis de poluição e traçar estratégias para recuperação do rio

Comurg retira 67 toneladas de entulhos e 437 pneus do Rio Meia Ponte em apenas quatro dias

25/09/2023, às 08:43 · Por Redação

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) concluiu uma força-tarefa de limpeza no trecho urbano do Rio Meia Ponte, na capital, retirando 67 toneladas de entulhos e 437 pneus do curso d'água e de suas margens. A ação faz parte do projeto Expedição Meia Ponte (EMP), uma iniciativa da Câmara Municipal que busca monitorar a poluição e desenvolver estratégias para a recuperação do rio, que tem sofrido degradação crescente nas últimas décadas.

Além da Comurg, a Universidade Federal de Goiás (UFG) também participou do projeto, realizando análises laboratoriais da água e do solo, identificando pontos de assoreamento e coletando amostras. A ação abrangeu bairros como Vila Roriz, Recanto do Bosque e Vila Montecelli.

O presidente da Comurg, Alisson Borges, detalhou que os pesquisadores da UFG mapearam o rio de canoa, enquanto os colaboradores da Comurg trabalharam na remoção de diversos tipos de resíduos, como garrafas PET, embalagens plásticas, pneus e móveis.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, enfatizou a importância dessas medidas para a saúde do rio, que é responsável pelo abastecimento de água de metade da região metropolitana de Goiânia, destacando que a preservação do rio é uma responsabilidade de todos, tanto dos governos quanto dos moradores da região.


Lixo Meia-Ponte Comurg