Matérias
Divulgação
“De cair o queixo”, publicou a Newcity Chicago
Exposição de Siron Franco é destaque na imprensa internacional
28/09/2023, às 09:07 · Por Redação
A exposição "Garimpo: o carvão e o ouro" do artista goiano Siron Franco, atualmente em exibição na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da Universidade de São Paulo (USP) até 3 de novembro, foi elogiada pela revista norte-americana Newcity Chicago como "de cair o queixo". A exposição aborda questões de preservação do meio ambiente e faz um forte comentário sobre a invasão ilegal da terra indígena Yanomami, em Roraima, e a destruição dos recursos naturais e meios de subsistência dos povos indígenas, incluindo crimes como estupro e assassinato.
Uma das principais peças destacadas na exposição é a instalação "Carvão e Ouro", que consiste em troncos de árvores queimados até se assemelharem a carvão, com riachos de ouro. A crítica elogia a obra como uma representação impressionante da destruição da Amazônia e do capitalismo que contribui para essa degradação.
Além disso, a escultura "Ponte Vertical: Braços e Mãos" chama a atenção, subindo vários andares e lembrando uma árvore vibrante, mas composta por membros humanos pretos e brancos, simbolizando as tendências autodestrutivas da humanidade.
A curadoria da exposição é de responsabilidade do professor Luiz Armando Bagolin, do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB), e do pesquisador Fabrício Reiner.
Informações sobre a exposição:
Nome: Garimpo: o carvão e o ouro
Data: Até 3 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Sala BNDES, no subsolo da Livraria Edusp, e na Praça Central do Espaço Brasiliana, Rua da Biblioteca, 21, Cidade Universitária, São Paulo.
Exposição Siron Franco