Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Aneel aprova reajustes na conta de luz de Goiás; São Paulo e Brasília também terão aumento na tarifa

Aneel aprova reajustes na conta de luz de Goiás e outros dois estados

18/10/2023, às 07:53 · Por Redação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta terça-feira, 17, a reajustes nas contas de luz de quatro distribuidoras de energia, afetando consumidores em Goiás, São Paulo e Brasília. Os processos tarifários analisados envolveram empresas que resulta em aumentos para três delas, enquanto uma registrou redução nas tarifas.

A diretoria da Aneel aprovou os reajustes para as empresas Equatorial Goiás, além da EDP São Paulo, CPFL Piratininga e Neoenergia Brasília. A partir de 22 de outubro, os consumidores da Neoenergia Brasília, que atende 1,15 milhão de unidades consumidoras no Distrito Federal, enfrentarão um aumento médio de 9,32%. Esse processo de Reajuste Tarifário Anual (RTA) implica em 7,78% para consumidores de alta tensão e 9,95% para baixa tensão, incluindo residências.

Em Goiás, os consumidores da Equatorial Goiás enfrentarão um aumento médio de 3,54%. Para os clientes de baixa tensão, a elevação será de 7,08%, enquanto na faixa residencial o aumento será de 6,49%. No entanto, os consumidores de alta tensão terão uma redução nas tarifas, que ficará em 5,3%.

Enquanto isso, os consumidores da EDP São Paulo, que atende cerca de 2 milhões de unidades em 28 municípios do Estado de São Paulo, nas regiões do Alto Tietê e Vale do Paraíba e Litoral Norte, terão um aumento médio de 6,83%, com 6,28% para alta tensão e 7,12% para baixa.

A CPFL Piratininga, com 1,8 milhão de unidades em 27 municípios do interior e do litoral paulista, registrou uma redução nas tarifas. O reajuste médio foi negativo, ficando em -4,37%. Isso se traduz em uma queda de -11,4% para os clientes de alta tensão e -0,1% para os consumidores de baixa tensão.


Tarifa Energia Equatorial Goiás