Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Divulgação

Goiás teve 29,8 mil vagas abertas em 2022, mas apenas 17,6 mil foram preenchidas

41% das vagas no ensino público superior ficam ociosas em Goiás

30/10/2023, às 15:26 · Por Redação

A cada dez vagas ofertadas nas instituições públicas de ensino superior em 2022, quatro ficaram ociosas em Goiás. Ao longo do processo seletivo, cada uma das 29,8 mil vagas tiveram em média 3,62 candidatos. Entretanto, apenas 17,6 mil, ou 59%, foram preenchidas.

Especialistas e gestores apontam que a situação ocorre diante da limitação nas formas de ingresso, expansão da educação a distância (EaD), e desvalorização do ensino superior. Levantamento do POPULAR mostra que, em Goiás, dos cursos com mais de 500 vagas ofertadas no último ano, Química licenciatura, Engenharia Civil, Matemática licenciatura, Direito e Educação Física tiveram os menores porcentuais de preenchimento. Os dados são do Censo da Educação Superior 2022, produzido anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e divulgado no dia 10 de outubro.

Já dentre os cursos com menor ociosidade, estão Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Agronomia e Pedagogia. As vagas são ofertadas em 42 dos 246 municípios goianos, a grande maioria pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Federal de Catalão (UFCat), Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Instituto Federal Goiano (IFGoiano) e Instituto Federal de Goiás (IFG). As universidades são as instituições que mais oferecem vagas na rede pública: das 29,8 mil, foram 17,3 mil ofertadas nas unidades, o que representa 58%. Também é a que possui mais quantitativo de novos ingressos: 72% dos novos alunos ocupam vagas em universidades. Pró-reitor de graduação da UFG, Israel Trindade explica que a instituição tem buscado, desde a pandemia da Covid-19, retomar a taxa mais alta de preenchimento das vagas.


Vagas Ensino Superior Goiás