Matérias
Divulgação
Contraindicado para o prefeito de Aparecida, o procedimento pode ser feito até duas vezes por ano em alguns pacientes
Médicos dizem que não há necessidade de cateterismo para Vilmar Mariano
31/10/2023, às 09:55 · Por Redação
O exame ecocardiográfico de Vilmar Mariano, que recebeu alta nesta segunda-feira, 30, um dia após ser internado com dores no peito, revelou não haver necessidade de um cateterismo, procedimento ao qual o prefeito de Aparecida de Goiânia já foi submetido uma vez. O corpo médico, formado com médicos do Hospital Israelita Albert Einstein e o Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia (HMAP), contraindicou a técnica devido à normalidade das coronárias de Vilmar. O cateterismo pode ser feito até duas vezes por ano.
O cateterismo cardíaco é um exame realizado pelo cardiologista para avaliar o funcionamento do coração e alterações nas estruturas do coração ou obstruções das artérias coronárias. Ele permite diagnosticar e/ou tratar doenças cardíacas, como infarto agudo do miocárdio, cardiomiopatias ou arritmias.
O governador de Goiás Ronaldo Caiado e o prefeito de Anápolis Roberto Naves (Republicanos) também já foram submetidos ao cateterismo. Em 2019, o governador foi internado às pressas após sentir dores no peito. Ele passou por um cateterismo, uma angioplastia e teve um stent colocado para desobstruir um vaso sanguíneo.
O médico cardiologista Atex Sander comenta que diversos fatores podem estar ligados aos problemas cardíaco, desde o emocional ao vício em cigarro, por exemplo.
“O cateterismo é usado para detectar obstruções, placas de gordura ou estreitamento das artérias coronárias, que são responsáveis por fornecer sangue ao músculo cardíaco”, revela.
Pacientes com problemas cardíacos podem necessitar de diversos procedimentos de cateterismo ao longo da vida. “Tem pessoas que passam pelo exame uma vez a cada seis meses, tem gente que à cada um ano”, explica Sander.
Como é feito o procedimento
Anestesia local: O paciente recebe anestesia local na virilha ou no antebraço.
Pequeno corte: O médico faz um pequeno corte na pele da virilha ou do antebraço, geralmente na altura do punho ou cotovelo, para inserir o cateter.
Inserção do cateter: O cateter, que é um tubo flexível extremamente fino, é inserido na artéria (geralmente radial, femoral ou braquial) e conduzido pelo médico especialista até o coração.
Localização das entradas das artérias coronárias: Durante o procedimento, o médico localiza as entradas das artérias coronárias direita e esquerda.
Médicos Cateterismo Vilmar Mariano Aparecida de Goiânia