Matérias
Divulgação
Maria Eloá dedicou a vida a educação e a única filha
Morre aos 100 anos, a escritora Maria Eloá de Souza Lima
17/11/2023, às 08:15 · Por Redação
Nesta quinta, 16, Jataí se despediu da renomada escritora Maria Eloá de Souza Lima, que faleceu aos 100 anos. Nascida em 27 de junho de 1923, na Fazenda Santa Clara, antiga Serra do Cafezal, a autora, filha de Antônio Francisco de Souza e Maria Hipólita de Lima, dedicou-se à educação, lecionando inicialmente na zona rural antes de estabelecer-se em Jataí.
Casada com Antônio Cândido de Lima, Eloá teve uma filha, Célia Maria de Lima. Sua contribuição para a educação inclui passagens pelo Colégio Estadual Nestório Ribeiro, Instituto Samuel Graham, e Colégio Paulo VI, em Goiânia.
No âmbito literário, destacou-se com obras como "Serra do Cafezal", "Mariquinha do Sobrado" e "Ana Prudenciana". Participou ativamente como fundadora da Academia Jataiense de Letras (AJL) e também ministrou aulas de esperanto, a linguagem universal.
A prefeitura de Jataí homenageou a trajetória de Eloá, ressaltando seu comprometimento com a educação. "Sua contribuição não se limitou apenas ao campo educacional e literário, sendo também uma das fundadoras da Academia Jataiense de Letras (AJL)", expressou em nota.
O comunicado da prefeitura destacou: "Maria Eloá deixa um vazio imensurável na comunidade de Jataí e será lembrada não apenas por suas realizações, mas também por sua generosidade e dedicação inigualáveis. Que sua memória perdure como fonte de inspiração para todos nós."
Maria Eloá de Souza Lima Morte