Matérias
Reprodução
Enxurradas e congestionamento paralisam a Grande Goiânia; 19 árvores caíram
Chuva intensa causa transtornos e danos na Região Metropolitana de Goiânia
21/11/2023, às 21:19 · Por Redação
Moradores da Região Metropolitana de Goiânia enfrentaram momentos de tensão na noite desta terça-feira, 21, devido a uma forte chuva que resultou em enxurradas, congestionamento no trânsito e danos significativos, como quedas de árvores. Vídeos compartilhados nas redes sociais revelam a intensidade das chuvas, com a água ultrapassando o meio-fio e invadindo calçadas, transformando vias em verdadeiros rios temporários.
Diversas árvores não resistiram à força do vento e bloquearam ruas em áreas como o Setor Oeste e Jardim América. Os bombeiros e a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) foram mobilizados para lidar com as ocorrências.
A Prefeitura de Goiânia emitiu um comunicado, que aconselha os cidadãos a evitarem trafegar caso a água esteja cobrindo o meio-fio e alerta para os riscos representados por esse cenário. A recomendação é aguardar em locais seguros até que a enxurrada diminua.
As equipes da Defesa Civil, Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) e Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) estão mobilizadas, conforme a Prefeitura de Goiânia, para atender às demandas emergenciais geradas pela chuva intensa e ventos desta terça-feira. A Defesa Civil atuou nos locais identificados com maior incidência de precipitação, oferecendo assistência aos afetados.
A Comurg registrou a queda de 19 árvores e 9 galhos até o momento. A remoção dessas obstruções está sendo priorizada, com equipes trabalhando para desobstruir vias e garantir a segurança nas áreas afetadas.
A Secretaria Municipal de Infraestrutura esclareceu que, até o momento, os volumes dos córregos não transbordaram, e as enxurradas estão sendo direcionadas para a rede de drenagem. Motociclistas são orientados a evitar vias com enxurradas na altura do meio-fio.
A população deve entrar em contato com a administração municipal por meio dos números de emergência 153 e 193 para relatar incidentes ou solicitar assistência imediata. A Central de Atendimento da Comurg está temporariamente fora do ar, mas notificações podem ser enviadas via WhatsApp para o número 99855-8555.
Locais com registro de quedas de árvores:
– Avenida 136, no St. Marista
– Próximo ao Lago das Rosas, no St. Oeste
– Na Praça Cívica c/ Avenida 85, no St. Sul
– Na T-9, no Jd. América
– Na Praça do Cigano, no St. Coimbra
– Na Avenida Ricardo Paranhos, no St. Marista
Total: 19 árvores e 9 galhos caídos
Chuva Ventos Danos Goiânia Goiás