Matérias
Divulgação
Governador Ronaldo Caiado sancionou a lei que dá o nome de Dona Iris de Araújo à Casa do Idoso na Vila Mutirão, em Goiânia
Casa do Idoso na Vila Mutirão terá nome de Dona Iris de Araújo, decide Caiado
22/11/2023, às 09:10 · Por Redação
O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) sancionou, nesta terça-feira, 21, a lei que dá o nome de Dona Iris de Araújo à Casa do Idoso na Vila Mutirão, em Goiânia. A decisão revoga a homenagem anterior, que atribuía o nome de Maria Xavier Caiado, mãe do próprio governador, à unidade.
A escolha de Dona Iris, ex-deputada federal e esposa do ex-prefeito e ex-governador Iris Rezende, visa evitar mal-estar na família, especialmente diante da polêmica gerada pela proposta anterior. Em nota à imprensa, Caiado explicou que a intenção é não expor o nome de sua mãe a uma "polêmica desnecessária".
A homenagem inicial a Maria Xavier Caiado havia sido sancionada pelo então governador em exercício Daniel Vilela (MDB), enquanto Caiado estava em viagem à China. A proposta que dava o nome de Iris à Casa do Idoso foi aprovada pela Assembleia Legislativa, mas apenas o autógrafo referente à homenagem à mãe do governador foi enviado para sanção.
Em nota, Caiado agradeceu a homenagem à sua mãe, mas esclareceu que ela não foi solicitada por ele. O governador destacou que sua mãe sempre o incentivou a seguir a carreira médica, não a pública, e que, neste momento, não pretende expor seu nome em uma polêmica política desnecessária.
Dona Iris de Araújo, conhecida politicamente como Dona Iris, nasceu em 1943 e se formou em artes plásticas pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Com uma trajetória marcada por serviços prestados a Goiás, ela foi suplente do cargo de senador, deputada federal e presidente da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Faleceu em fevereiro de 2023.
Homenagem Íris de Araújo Casa do Idoso Vila Mutirão Goiânia Goiás