Matérias
Divulgação
Sob pressão de comissionados presentes em sessão, vereadores não votam requerimento por possível inconstitucionalidade
Afastamento de prefeito de Iporá é arquivado pelos vereadores
23/11/2023, às 10:15 · Por Redação
O pedido cautelar de afastamento do prefeito Naçoitan Leite (Sem partido) foi arquivado na Câmara Municipal de Iporá, nesta quarta-feira (22), com base em parecer jurídico da Procuradoria da Casa que considerou o requerimento inconstitucional.
A sessão foi marcada pela presença de populares e servidores comissionados da prefeitura, que se organizaram em grupos de WhatsApp para comparecer na Câmara e pressionar os vereadores contra o pedido. A presença de funcionários comissionados foi motivada pelo temor de perderem seus cargos. O secretário municipal de Educação, João Lara, incentivou o movimento de mobilização na Câmara como forma de pressão, chegando a mencionar que estão em uma "guerra" contra um inimigo "hipócrita".
O Ministério Público de Goiás (MP-GO) informou que a 3ª Promotoria de Justiça local já instaurou uma notícia de fato para investigar a mobilização dos comissionados. Um oficial do MP-GO foi designado para comparecer à sessão, e até o momento, 11 pessoas foram identificadas. A promotoria solicitou as imagens das câmeras de segurança para identificar outros servidores que estariam em horário de expediente durante a sessão. Os participantes identificados podem ter o dia de trabalho descontado de suas remunerações.
Afastamento Naçoitan Leite Iporá