Matérias
Divulgação
Em Goiânia, a maioria das escolas particulares já avisaram aos pais e alunos sobre os aumentos nas mensalidades previstos para 2024
Pais já se preocupam com o aumento nas mensalidades escolares em 2024
04/12/2023, às 11:14 · Por Redação
O ano ainda não chegou ao fim, mas a preocupação dos pais com o aumento das mensalidades escolares para 2024 já está em pauta. Segundo levantamento do Melhor Escola, a projeção média nacional é de 9%, enquanto em Goiânia espera-se um aumento de 10%, superando a inflação de 3,75% registrada em outubro pelo IBGE.
Uma escola no Setor Bela Vista, região Sul de Goiânia, já comunicou um aumento de 10% para os estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental em outubro. Diante dos novos valores, pais se veem obrigados a negociar com as instituições para manter seus filhos na escola.
Uma mãe, que tem dois filhos na escola, destaca a dificuldade de arcar com o valor integral, que representaria um acréscimo de R$ 220 mensais em relação ao ano anterior. Salários que não acompanham o aumento das mensalidades tornam o cenário desafiador para as famílias.
Flávio Roberto de Castro, presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino, ressalta que a lei federal 9.870 estabelece as normas para reajustes nas mensalidades, incluindo a divulgação de planilhas detalhadas com os cálculos dos novos preços. Ele destaca que a negociação com os pais é comum, visando a manutenção dos alunos matriculados.
Além disso, Castro aponta que há previsão anual de reajuste para professores e funcionários, sendo que em 2023 esse aumento foi de 7%. Para 2024, as negociações estão em curso, o que também impactará no cálculo final das mensalidades.
Escolas Particulares Mensalidade Inflação