Matérias
Divulgação/PF
A investigação começou em julho deste ano após serem apreendidos no Aeroporto de Goiânia 110 quilos de ouro no valor de R$ 20 milhões
PF-GO deflagra operação interestadual que apura esquema de extração ilegal de ouro
24/10/2019, às 00:07 · Por Pedro Lopes
A Polícia Federal de Goiás deflagrou na manhã desta quarta-feira, 23, em Mato Grosso do Sul, a operação Céu Dourado, que investiga a extração e a venda ilegal de ouro por empresas do segmento de minério.
A operação cumpriu 26 mandados judiciais, dos quais 24 são mandados de busca e apreensão e outros 2 mandados de sequestro de aeronaves cumpridos nos estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo. A ordem partiu da 5º Vara da Justiça Federal de Goiânia.
A assessoria de comunicação da PF-GO informou que a maioria dos mandados foram cumpridos em Mato Grosso. A Operação não detalhou, porém, nem a quantidade nem quais foram as empresas acusadas. As empresas participavam do esquema por meio da emissão de notas fiscais falsas com o objetivo de despistar qualquer indício de crime.
A PF identificou uma empresa que, apesar de apresentar como uma exportadora de ouro para a Europa, não há registro de comércio exterior em seu nome.
A investigação começou em julho deste ano após serem apreendidos no Aeroporto de Goiânia 110 quilos de ouro no valor de R$ 20 milhões. Os envolvidos devem responder por usurpação de matéria prima da União, crime ambiental e falsidade ideológica.
Ouro Crime Polícia Federal