Poder Goiás
Goiânia, 07/04/25
Matérias
Divulgação

Colegiado foi articulado por Renan Calheiros e desagrada o governo e Arthur Lira

Kajuru é escolhido vice-presidente da CPI da Braskem

14/12/2023, às 15:53 · Por Redação

Nesta última quarta, 14, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem foi instalada no Senado, elegendo o senador Omar Aziz (PSD-MA) como presidente e Jorge Kajuru (PSB-GO) como vice-presidente. O cargo de relator ainda será designado por Aziz, desencadeando especulações e discordâncias entre parlamentares.

Renan Calheiros (MDB-AL), que buscava a posição de relator, enfrentou resistência de uma ala de parlamentares associados ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Outros nomes, incluindo o senador Rogério Carvalho (PT-SE), também estão sendo considerados para a função.

Durante a instalação, o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL), aliado de Lira, pressionou Aziz para que não escolhesse Renan como relator. Contudo, Aziz evitou compromissos públicos sobre a escolha, aumentando a tensão em torno do processo da CPI. O desfecho da seleção do relator promete influenciar os rumos da investigação.


Jorge Kajuru CPI Braskem