Matérias
Reprodução - Portal 6
Adolfo Tadeu, de 69 anos, enfrenta um calvário em busca de atendimento médico em Anápolis
Idoso em Anápolis espera há semanas por cirurgia no pé com larvas e necrose
20/12/2023, às 15:16 · Por Redação
A busca por atendimento médico em Anápolis tem sido uma verdadeira via-crúcis para Adolfo Tadeu, de 69 anos, que há semanas aguarda por uma cirurgia para amputação do pé. O drama começou com um simples calo seco em um dos dedos, evoluindo para um quadro gravíssimo de necrose, e até a presença de larvas na lesão.
Marli Maria da Silva, esposa de Adolfo, revelou ao Portal 6 que desde o dia 28 de novembro, o idoso luta contra a deterioração de sua saúde, buscando atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Vila Esperança, onde está internado. O calvário incluiu a ida ao Hospital Estadual de Urgências de Anápolis Dr. Henrique Santillo (HEANA), onde o médico recomendou a amputação.
"Ele tem um princípio de diabetes e não toma remédio. Tudo começou com um calo seco no quarto dedo do pé, que evoluiu para uma ferida e foi ficando preto. Buscamos ajuda e, se a ação tivesse sido mais rápida, ele poderia ter perdido apenas o dedo", lamentou Marli.
A espera pela cirurgia se tornou ainda mais angustiante com o agravamento da condição de Adolfo, que desenvolveu pneumonia e até a presença de larvas na ferida. A família aguarda com ansiedade a intervenção cirúrgica que pode salvar a vida do idoso.
Diante da falta de respostas da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (Semusa), o paciente foi levado para o Hospital Municipal Alfredo Abrahão, onde aguarda transferência para Goiânia. A família espera que a transferência aconteça ainda hoje, sem horário definido até o momento.
Saúde Semusa Anápolis Descaso