Matérias

A estatal aponta que o estudo, que será concluído em dezembro, "avalia mananciais" para a nova captação que irá atender a cidade e visa também "três afluentes do Rio Meia Ponte que poderiam complementar a produção deste sistema para Goiânia e a Região Met
Após sufuco, Saneago resolve agir e buscar novas fontes para Goiânia e Anápolis
27/10/2019, às 00:05 · Por Pedro Lopes
Após sufuco com baixa vazão do Sistema Meia Ponte e ter que entrar em rodízio em Anápolis, a Saneago resolve agir e buscar novas fontes para as duas cidades. A companhia está realizando um estudo hidrológico que prevê a busca de novas fontes de abastecimento para a Região Metropolitana de Goiânia e para Anápolis, a maior cidade fora da Grande Goiânia. A informação está na coluna Giro do jornal O Popular deste sábado, 26.
A estatal aponta que o estudo, que será concluído em dezembro, "avalia mananciais" para a nova captação que irá atender a cidade e visa também "três afluentes do Rio Meia Ponte que poderiam complementar a produção deste sistema para Goiânia e a Região Metropolitana. A empresa avalia os ribeirões Caldas (entre Goiânia e Bela Vista) e Anicuns (a oeste de Goiânia), e o Rio dos Bois. Todos num raio de 60 quilômetros da capital.
Não há confirmação, porém, de que novos barramentos serão feitos, visto que o estudo não foi concluído. Dentre os critérios observados, segundo a Saneago, "estão as prováveis vazões aproveitáveis de cada bacia, nível de preservação, além da distância e possibilidades de barramento".
Saneago Saneamento Falta d'água Crise Hídrica