Matérias
Divulgação
Ação visa identificar participantes que financiaram e fomentaram os ataques
Para lembrar 08 de janeiro, PF faz nova operação e mira "patriotas" de Goiás e mais 11 estados
08/01/2024, às 09:27 · Por Redação
Nesta segunda-feira (8/1), a Polícia Federal deflagrou a 23ª fase da Operação Lesa Pátria, visando identificar os responsáveis pelo financiamento e incentivo aos eventos ocorridos em 8/1/2023, em Brasília/DF. Na ocasião, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que causaram atos de violência e danos generalizados aos imóveis, móveis e objetos dessas instituições.
A ação, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, resultou na expedição de 47 mandados judiciais (46 de busca e apreensão e um de prisão preventiva), abrangendo os estados de Goiás, Rio Grande do Sul, Bahia, Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Paraná, Rondônia, São Paulo, Tocantins, Santa Catarina e Distrito Federal.
Em Goiás, dois mandados de busca e apreensão foram emitidos, sem que os alvos fossem identificados até o momento.
Além disso, foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados, estimando-se que os danos causados ao patrimônio público alcancem a cifra de R$ 40 milhões.
Os crimes sob investigação incluem abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido. As investigações estão em andamento, e a Operação Lesa Pátria mantém-se em curso, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.
Lesa Pátria Aniversário 08/01