Matérias
Divulgação
Os quatro comandarão os rumos da Embrapa Arroz e Feijão pelos próximos três anos.
Embrapa Arroz e Feijão tem nova gestão para os próximos três anos
31/10/2019, às 00:07 · Por Pedro Lopes
Tomaram posse na última segunda-feira, 28, a nova gestão da Embrapa Arroz e Feijão em Goiás. Fundado em 04 de outubro de 1974, o centro de pesquisa terá no comando de sua Chefia Geral o pesquisador Elcio Perpétuo Guimarães. Ao seu lado, Thiago Lívio, como chefe adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), Roselene de Queiroz, na Chefia de Transferência de Tecnologia (TT) e Fernando Magela, que será reconduzido ao cargo na Chefia de Administração (ADM). Os quatro comandarão os rumos da Embrapa Arroz e Feijão pelos próximos três anos.
Perfis
No quadro da Embrapa desde 1976, atuando na área de melhoramento genético de plantas, Elcio Guimarães graduou-se em Agronomia em 1975, pela Universidade de São Paulo (USP), mesma instituição em que realizou mestrado, em 1978, em Genética e Melhoramento de Plantas. Com o tema Citogenética e Melhoramento de Plantas (Cytogenetics And Plant Breeding) concluiu doutorado, em 1985, pela Iowa State University nos Estados Unidos (EUA).
Em 1989, o novo chefe-geral transferiu-se para o Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), na Colômbia, como Diretor Regional de Pesquisa, onde ficou por sete anos, voltando àquela instituição ainda outra vez em 2010, permanecendo ali até 2016. Além do CIAT, Elcio trabalhou nove anos na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (Food and Agriculture Organization of the United Nations-FAO). Estas incursões fora do país lhe conferiram experiência em gestão e relações internacionais, pontos de suma importância no cargo que passa a atuar a partir da semana que vem.
Roselene Queiroz é pesquisadora da Embrapa, estando vinculada aos quadros de desde 2001. É graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Goiás, na turma de 1998. Em 2002, concluiu seu mestrado, pela Universidade Federal de Uberlândia, e o doutorado (2010) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul/George Washington University, no distrito de Washington, EUA. Atuando na Unidade, até o momento, na área de Gestão da Inovação, Roselene tem experiência na área de Agronomia, principalmente dentro dos seguintes temas: marketing e transferência de tecnologia para arroz e feijão e gestão em organizações de agronegócio.
Thiago Lívio, ligado à Embrapa Arroz e Feijão desde 2011, formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa, onde também realizou mestrado e doutorado em Genética e Melhoramento (2005 e 2009.respectivamente). Thiago integra, desde 2015, o quadro docente permanente da UFG, sendo, ainda, Membro comitê gestor (coordinating committe) da Cooperativa de Melhoria de Feijão (Bean Improvement Cooperative, BIC) dos Estados Unidos.
Fernando Magela está na Embrapa Arroz e Feijão desde 2005, como analista da área administrativa. Graduado em Administração no ano 2000, pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), assumiu a Chefia Adjunta de Administração do Centro de Pesquisa em 2016, sob o comando do pesquisador Flávio Breseghello, permanecendo no cargo na gestão interina de Alcido Elenor Wander, que se afasta agora, para a nova equipe que coordenará os trabalhos da Unidade.
Embrapa Arroz e Feijão Gestão Embrapa