Matérias
Reprodução
Situação repercutiu entre jornalistas goianos e foi classificada como “inacreditável” pela jornalista do jornal O Popular Fabiana Pulcineli
Ministro da Educação repete Bolsonaro e se recusa a falar com TV em Goiânia: "Para a Rede Globo, não"
04/11/2019, às 10:11 · Por Pedro Lopes
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, visitou Goiânia no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e a exemplo do presidente Jair Bolsonaro não quis conversar com a imprensa e responder sobre os erros de endereço em cartões de confirmação de candidatos da capital. Na ocasião, Weintraub protagonizou uma polêmica com a TV Anhanguera.
Ao deixar o Colégio Militar, o ministro ignorou uma pergunta da repórter Thaís Luquesi, da afiliada da TV Globo. Questionado sobre possíveis falhas durante a realização do exame, Weintraub se limitou a atacar a maior emissora do País. "Você é da Rede Globo? Eu tenho uma frase que é a seguinte: eu podia estar roubando, podia estar matando, mas estou aqui tentando fazer uma reportagem para a Rede Globo", ironizou. Thaís insistiu: "Você pode falar sobre esse caso?". "Para a Rede Globo, não!", disparou o ministro.
A situação repercutiu entre jornalistas goianos e foi classificada como “inacreditável” pela jornalista Fabiana Pulcineli, repórter de política do O Popular. "O governador Ronaldo Caiado ficou dando risada atrás do ministro. Uma outra repórter pergunta: 'Pode falar só pra Record então?' É tudo muito inacreditável", comentou.
Pulcineli se referiu à Revana Oliveira, que atua TV Record Goiás, que tentou se aproveitar da negativa do ministro em responder a jornalista da afiliada da Globo para dar continuidade à entrevista.
O episódio também foi comentado por Cileide Alves, apresentadora do programa Manhã Sagres, na Rádio Sagres 730. Ela afirmou que ninguém pode "achar graça de um ministro dar essa resposta a uma jornalista". "É assim que as democracias morrem", acrescentou, em referência ao livro "Como as Democracias Morrem", de Steven Levitsky e Daniel Ziblatt.
Abraham Weintraub Fabiana Pulcineli Cileide Alves TV Anhanguera ENEM Exame Nacional do Ensino Médio Ronaldo Caiado