Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Reprodução - Portal 6

Prefeitura de Anápolis não faz repasse a Cmeis, que lidam com falta de gás e papel higiênico; gestoras relatam a necessidade de arcar com despesas essenciais

Prefeitura de Anápolis não faz repasse a Cmeis, que lidam com falta de gás e papel higiênico

02/03/2024, às 07:47 · Por Redação

A situação crítica nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) de Anápolis tem chamado a atenção devido à falta de repasses por parte da Prefeitura. Gestoras das unidades relatam ao Portal 6 que estão sendo obrigadas a custear, do próprio bolso, despesas fundamentais para o funcionamento das instituições, como papel higiênico e gás de cozinha.

Uma gestora, que preferiu manter sua identidade em sigilo, denunciou a escassez de produtos básicos nos últimos meses. "Nessas duas últimas semanas, tivemos que pedir para as professoras trazerem papel higiênico de casa. Chegou ao ponto de faltar até saco de lixo. Se a gente não levar de casa, não tirar do bolso, acaba ficando sem", revelou.

O problema vai além da falta de papel higiênico. Em outra unidade, localizada na região Noroeste da cidade, a ausência de repasses resultou na falta de gás de cozinha, essencial para a preparação das refeições das crianças. A gestora afirmou ter informado a Prefeitura sobre a dificuldade em adquirir o gás desde fevereiro, mas até o momento não houve resposta ou providência.

A verba destinada para a aquisição desses itens deveria ter sido repassada no final do último semestre de 2023, por meio do Programa de Autonomia Financeira às Instituições Educacionais (Pafie). A falta desse recurso tem impactado diretamente as atividades essenciais dos Cmeis. A Prefeitura de Anápolis não se pronunciou sobre a falta de repasses.


Repasses Crise Financeira Prefeitura de Anápolis Goiás