Matérias
Reprodução/G1
Mudança ocorreu semanas depois da divulgação de que o Estado foi no único do País a não informar o número de mortes por policiais no primeiro semestre de 2019
Após restringir acesso a mortes por policiais, SSP suspende estatísticas criminais
05/11/2019, às 16:01 · Por Pedro Lopes
A Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO) desativou a área do seu portal na internet em que era possível pesquisar as estatísticas criminais no Estado. Neste espaço, na manhã dessa segunda-feira, 4, aprecia um comunicado dizendo que, por causa de inconsistências nos dados inicialmente de 2018, o serviço estaria suspenso por 30 dias.
A pasta não informou quando exatamente retirou essas informações do ar, mas justificou que “os números e metodologias passarão por rigoroso processo de auditoria” (veja nota completa abaixo).
A mudança ocorreu semanas depois da divulgação de que o Estado foi no único do País a não informar o número de mortes por policiais no primeiro semestre de 2019. Os dados foram solicitados pelo Monitor da Violência. À época, a pasta justificou que os dados têm “caráter sigiloso”.
Após essa alegação de sigilo, a Ordem dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) pediu a divulgação dos dados, que são considerados de interesse público. A informação está no site G1.
Nota da SSP na íntegra
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informa que os dados estatísticos de 2018 estão sendo auditados. Todos os números e metodologias passarão por rigoroso processo de auditoria. Informamos também que foi instaurando um Inquérito Policial (n° 325/2019). Mais informações serão divulgadas em momento oportuno.
Segurança Pública SSP