Matérias
Jucimar de Sousa
Dengue mata 54 em três meses em Goiás e iguala ao total de 2023; baixa cobertura vacinal preocupa, enquanto número de óbitos e casos investigados aumentam
Dengue mata 54 em três meses em Goiás e iguala ao total de 2023
15/03/2024, às 10:58 · Por Redação
A superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Flúvia Amorim, alertou para o índice ainda abaixo do esperado de vacinação contra a Dengue em Goiás. Com apenas 35,4% do público-alvo até os 14 anos vacinado, o estado enfrenta um cenário preocupante, especialmente diante do aumento expressivo de casos e óbitos. Até agora, foram confirmados 54 óbitos e outros 64 estão sob investigação, e iguala ao número total de óbitos registrados em 2023.
Em meio ao pior ano da história para a epidemia de dengue em Goiás, Flúvia Amorim destaca o avanço alarmante da doença a cada semana. Com mais de 116 mil casos notificados, há uma preocupação crescente com o aumento de óbitos. As ações para combater a dengue estão sendo intensificadas, com foco na destruição dos criadouros do mosquito e em estratégias coordenadas pelo Gabinete de Combate à Dengue, em parceria com os municípios.
Além da vacinação, a superintendente reforça a importância dos cuidados preventivos em casa, destacando a necessidade de cada cidadão dedicar alguns minutos semanais para eliminar possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue.
Quanto à Chikungunya, foram notificados 3.831 casos em Goiás, com apenas um óbito confirmado. Jataí é um dos municípios mais afetados, com 2.109 casos confirmados, principalmente na região Sul do estado. A previsão de prolongamento do fenômeno El Niño aumenta a preocupação com a infestação e a transmissão dessas doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
Saúde Dengue Casos Mortes Vacinação Goiás