Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Diagnóstico do animal encontrado morto no Setor Jaó, Região Norte da capital, foi confirmado no dia 16 de abril

Goiânia registra 4º caso de raiva em morcego em 2024

01/05/2024, às 18:50 · Por Redação

O Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ) de Goiânia emitiu um alerta após a confirmação de morcegos infectados com raiva na região. Segundo o DVZ, quatro morcegos testaram positivo para o vírus nos bairros Chácara Samambaia, Urias Magalhães e Jardim Guanabara, todos localizados na Região Norte da capital.


De acordo com Wellington Tristão, gerente de Controle de Animais Sinantrópicos, nenhum ser humano teve contato direto com os morcegos infectados. Entretanto, gatos que residiam no mesmo local onde um dos morcegos foi encontrado foram vacinados como medida preventiva, mesmo já estando imunizados.


O diretor do DVZ, Murilo Reis, ressalta a importância da vacinação antirrábica para cães e gatos como forma eficaz de proteção contra a raiva. Ele enfatiza que, embora os morcegos encontrados sejam frugívoros e insetívoros, ou seja, não se alimentem de sangue, eles ainda representam um risco de transmissão caso se sintam ameaçados e mordam pessoas ou animais.


Em 2023, Goiânia registrou sete casos de morcegos infectados com raiva em diversos bairros, incluindo Leste Universitário, Vila João Vaz e Negrão de Lima.


A raiva é uma doença viral aguda que afeta mamíferos, incluindo seres humanos, e apresenta uma taxa de letalidade de quase 100%. Transmitida principalmente pela saliva de animais infectados, a doença pode ser contraída por meio de mordeduras, arranhões ou lambidas desses animais.


Para prevenir a propagação da doença, o DVZ oferece orientações à população, incluindo a busca por atendimento médico em caso de contato com animais suspeitos, como morcegos encontrados em locais inadequados. Além disso, é fundamental manter a vacinação antirrábica de cães e gatos em dia e evitar o contato físico direto com morcegos para reduzir o risco de acidentes.


Os morcegos desempenham um papel crucial no ecossistema, e quando voando livremente durante a noite, não são considerados animais suspeitos, desde que não sejam manipulados.



Raiva Morcego Goiânia