Matérias
Divulgação
Jorge Kajuru aciona TSE e Senado para redirecionar recursos em auxílio aos afetados pelas chuvas no Sul
Senador de Goiás propõe destinar fundo eleitoral para ajudar vítimas do RS
08/05/2024, às 16:08 · Por Redação
O senador Jorge Kajuru (PSB) apresentou nesta segunda-feira, 6, dois ofícios ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao Senado Federal solicitando o redirecionamento de parte dos recursos do fundo eleitoral e das emendas de comissão vetadas para ajudar as vítimas do estado do Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas e enchentes.
"O valor total é de R$ 4,96 bilhões - um aumento de 145% em relação ao que se gastou na eleição municipal de 2020- R$ 2, 034 bilhões. Ou seja, abrindo mão da metade do fundo eleitoral os partidos ainda teriam, este ano, mais de 70% do valor gasto há quatro anos. A meu ver, ninguém poderia dizer que não foi eleito por falta de dinheiro", ressaltou o senador.
Kajuru enfatizou a importância do Congresso Nacional contribuir para enfrentar a tragédia no Rio Grande do Sul, sugerindo que parte dos recursos das emendas parlamentares também seja direcionada para esse fim.
"Vejo muita discussão sobre a derrubada do veto proposto pelo Presidente da República à 5,6 bilhões das emendas de comissão. Por que não se falar em manter o veto, desde que parte do valor, ou todo ele, seja destinado ao Rio Grande do Sul? É um momento mais que oportuno para os políticos demonstrarem cabalmente que são preocupados com aqueles que representam", acrescentou.
Segundo a Defesa Civil, aproximadamente 149,3 mil pessoas foram desalojadas pelas chuvas, com 20 mil delas em abrigos e 129,2 mil hospedadas com familiares ou amigos. O desastre afetou 364 dos 496 municípios do estado, impactando diretamente cerca de 873 mil cidadãos.
Política Rio Grande do Sul Ajuda Chuvas TSE Senado Jorge Kajuru Goiás,