Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Estudo encomendado pelo Conselho Federal da OAB revela que 28% dos advogados em Goiás realizam bicos ou exercem outras profissões para complementar renda

Quase um terço dos advogados goianos tem outra atividade além da advocacia

10/05/2024, às 11:05 · Por Redação

Um estudo encomendado pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) revelou que 28% dos advogados em Goiás exercem outras atividades além da advocacia para complementar sua renda. Lançado recentemente, o "censo" da advocacia também mostrou que essa porcentagem é semelhante à média nacional. O levantamento, realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), contou com a participação de 20.885 advogados e advogadas, que responderam a 42 perguntas em uma plataforma online entre agosto e outubro de 2023, e foi divulgado pelo jornal Opção.

Entre os advogados goianos que exercem outras atividades, a principal função fora do direito é a de professor, seguida por servidores públicos e empresários. A pesquisa revelou que a advocacia em Goiás é predominantemente exercida no interior do estado, com 65% dos profissionais atuando nessa região. Além disso, o estudo apontou que o direito civil é a área de atuação mais comum entre os advogados goianos, seguida por direito de família e sucessões, direitos trabalhistas e direito previdenciário.

A pesquisa também trouxe dados sobre renda e faixa etária dos advogados. Cerca de 45% dos profissionais têm renda familiar mensal de até 5 salários mínimos, sendo que 14% recebem até 2 salários mínimos. A faixa etária predominante é de 24 a 44 anos, representando 55% dos advogados goianos.

O presidente nacional da OAB, Beto Simonetti, destacou a importância do estudo para entender as demandas e necessidades dos advogados em diferentes regiões. Ele ressaltou que a OAB está empenhada em elaborar iniciativas efetivas para apoiar os profissionais, incluindo a defesa de prerrogativas e honorários.

O vice-presidente da OAB Nacional, Rafael Horn, reiterou o compromisso da instituição com o progresso democrático e a igualdade na advocacia. Ele enfatizou que os dados coletados são essenciais para planejar o futuro da profissão, garantindo apoio a todos os advogados, independentemente de sua localização ou especialidade.


OAB Advocacia FGV Renda Extra Goiás,