Matérias
Hegon Corrêa
A professora aposentada Luzia Maria Preda e o marido Valdivino Barros. Só no últimos três meses foram 81 transplantes de rins em Goiás
Cresce o número de transplantes de rins em Goiás
13/11/2019, às 00:16 · Por Pedro Lopes
Em outubro a Secretaria da Saúde (SES-GO) do Governo do Estado registrou 31 transplantes de rins, o que equivale à média de um por dia. O número é 121% maior que no mesmo período do ano de 2018, que teve a marca de 14 transplantes do órgão. Os dados são da Central Estadual de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos de Goiás (CNCDO-GO) vinculada à SES.
Nos três últimos meses, agosto, setembro e outubro, 81 pessoas receberam um novo rim. Se comparado com o ano passado, em que o Estado realizou 39 transplantes no somatório dos três meses, 2019 teve um crescimento de 107% no número de transplantados neste último trimestre.
A gerente da CNCDO, Katiúscia Christiane Freitas, trouxe os dados positivos e comenta que são frutos dos investimentos na saúde.
“É resultado do incentivo que o Estado tem realizado em todas as instituições, com campanhas de conscientização e investimentos em saúde. Este ano já realizamos 67 campanhas e capacitações sobre o processo de doação de órgãos e transplantes, sensibilizando pelo menos quatro mil pessoas diretamente”, destaca.
De janeiro a outubro, o Estado promoveu ações diversas em diferentes locais para conscientizar a população sobre a importância de ser um doador de órgãos. Palestras e cursos de formação e atualização realizados em ruas, praças, shoppings, escolas, universidades, estádio de futebol, hospitais e outras instituições públicas e privadas.
Os dados revelam ainda a redução significativa no tempo na fila pelo órgão, quase 50% em relação aos anos anteriores; 68% dos transplantes renais de 2019 foram realizados com receptores com menos de 12 meses de inscrição no Cadastro Técnico Único do Sistema Nacional de Transplantes. Desses, 47% esperaram menos de seis meses.
O rim é o órgão mais transplantado em Goiás. De janeiro a outubro deste ano foram realizados um total 737 transplantes no Estado, sendo 465 de córneas, 174 transplantes renais, 51 de esclera, 13 de tecido músculo-esquelético, 59 de medula óssea e seis de fígado. Em Goiás o Hospital Geral de Goiânia (HGG) é responsável por 75% dos transplantes de rins e está entre os dez hospitais que mais transplantam o órgão no País.
A professora aposentada Luzia Maria Preda, 63 anos, ficou poucos dias na fila. Ela esperou apenas nove dias para ser chamada e realizar o procedimento. Luzia se preparava para dormir quando recebeu uma ligação que mudaria toda a sua vida: era a Central de Transplantes informando sobre o aparecimento de um rim compatível. Mais do que depressa Luzia e a filha Cecília Preda, 29, se deslocaram para o Hospital Geral de Goiânia (HGG) para submeter à internação para os procedimentos de transplante.
Luzia fazia hemodiálise há 18 meses e fez a cirurgia para receber o novo rim no começo do mês. “Foi excelente desde o momento da chegada, da cirurgia, o pós-transplante. Eu e toda minha família ficamos encantadas com o atendimento", comenta.
Emocionada, a filha Cecília afirmou que a mãe renasceu após o transplante. “Nem sei como eu poderia agradecer à família do doador essa atitude. É estranho pensar que a morte de uma pessoa pode significar o ‘renascimento’ de outra", conta.
SES-GO Governo de Goiás Transplante de órgãos HGG