Matérias
Reprodução
Rosana Maciel Gomes, moradora de Goiânia, foi condenada a 13 anos e 6 meses pelo STF e está foragida no Uruguai e Argentina
Goianiense condenada por 8 de janeiro está entre fugitivos internacionais
16/05/2024, às 13:00 · Por Redação
Moradora de Goiânia, Rosana Maciel Gomes integra a lista de fugitivos divulgada pelo UOL, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a uma pena de 13 anos e 6 meses. Ela é uma das dez pessoas condenadas ou investigadas pelos ataques ocorridos em 8 de janeiro de 2023, que violaram as sedes dos Três Poderes e romperam suas tornozeleiras eletrônicas para escapar do país.
O STF determinou que Rosana praticou crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. Após não comparecer ao juízo em 15 de janeiro, ela fugiu para o Uruguai, passando pela fronteira em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e em seguida, para a Argentina.
A condenada foi presa no Palácio do Planalto e depois encaminhada para a Penitenciária Feminina do Distrito Federal, onde permaneceu por sete meses. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, ressaltou em seu voto que arquivos encontrados em seu celular no dia 8 de janeiro reproduziam cenas da invasão do Congresso Nacional e mensagens que sugeriam uma intervenção militar. Rosana alegou ter ido a Brasília para um protesto pacífico, mas Moraes argumentou que ela estava ciente das intenções de derrubar o Estado Democrático de Direito.
Em entrevista ao jornal O Popular em novembro passado, Rosana negou conhecimento sobre as imagens e afirmou que estava dentro do Palácio do Planalto para se proteger dos confrontos. Sua defesa ainda não se pronunciou sobre o caso.
Rosana Maciel Gomes Goiana Condenada Foragida STF,