Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Divulgação

Sandro Mabel já conta com apoio de 10 partidos na corrida pela Prefeitura de Goiânia; com a articulação do governador Ronaldo Caiado, expectativa é que base de apoio atinja 14 legendas até as convenções

Sandro Mabel já conta com apoio de 10 partidos na corrida pela Prefeitura de Goiânia

17/05/2024, às 12:56 · Por Redação

O pré-candidato à Prefeitura de Goiânia pelo União Brasil (UB), Sandro Mabel, já garantiu o apoio de dez partidos políticos para a disputa deste ano. A expectativa, segundo interlocutores da pré-campanha, é que esse número cresça para 14 até as convenções partidárias, previstas para ocorrer entre julho e agosto. Esta ampla coalizão está sendo consolidada com forte articulação do governador Ronaldo Caiado (UB), que tem concentrado esforços para unificar a base em torno de Mabel.

Os apoios se tornaram mais firmes após o grupo político liderado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), Bruno Peixoto (UB), e pelo presidente da Câmara de Goiânia, Romário Policarpo (PRD), declarar seu suporte a Mabel.

O partidos confirmados na base de apoio, conforme levantamento do jornal Opção são: União Brasil, MDB, PRD, PMB, Avante, DC, PP, Republicanos, Podemos e Agir. Dois partidos dessa lista ainda não formalizaram publicamente o apoio a Mabel, mas fontes próximas ao governador indicam que as negociações estão praticamente concluídas.

O Republicanos, antiga legenda do atual prefeito Rogério Cruz (SD), tende a apoiar Mabel, apesar de não ter feito uma declaração oficial. O partido enfrenta resistências internas, especialmente dos vereadores que, para não perderem seus espaços na Prefeitura, permanecem na base de Cruz. Informações de bastidores sugerem que o apoio já foi negociado com a base de Caiado e também em Brasília, com o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira (Republicanos-SP).

O PP, liderado em Goiás por Alexandre Baldy, presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab), também não anunciou oficialmente seu apoio. A hesitação se deve à irmã de Baldy, Millene Baldy, que ocupa o cargo de secretária de Educação em Goiânia. No entanto, aliados de Caiado afirmam que a declaração de apoio é uma questão de tempo e que os acordos já estão praticamente definidos.

Além dos partidos já mencionados, outras quatro legendas podem se unir à base governista: Mobiliza (antigo PMN), PRTB, PDT e até mesmo o Solidariedade, partido do prefeito Rogério Cruz. Reportagem do Jornal Opção revelou que Cruz pode desistir de sua candidatura à reeleição, mas o anúncio oficial deve ocorrer apenas em junho ou julho.

Um interlocutor afirmou que Cruz deve focar mais na administração e menos na sucessão, sugerindo que, se optar por não se candidatar, poderá se concentrar em "arrumar a casa" para evitar complicações com o próximo prefeito.


Política Eleições 2024 Sandro Mabel Ronaldo Caiado Prefeitura de Goiânia Goiás,