P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 18/10/24
Matérias
Divulgação

Pesquisa da UFG revela impacto da urbanização em córregos de Goiânia, como o Vaca Brava

Pesquisa da UFG revela impacto da urbanização em córregos de Goiânia

17/05/2024, às 13:04 · Por Redação

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Federal de Goiás (UFG) investigou os efeitos da urbanização no escoamento das águas em Goiânia e revela os impactos nas bacias hidrográficas locais. O estudo, realizado por Rodrigo Lima Santos no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo), focou em três bacias hidrográficas específicas: Córrego Vaca Brava, Córrego Quebra-Anzol e Alto Córrego Macambira. Com a orientação da professora Fabrizia Gioppo Nunes, a pesquisa buscou criar um modelo para avaliar a condição hidrológica de pequenas bacias urbanas.

Os resultados da investigação apontam que as bacias hidrográficas com maior grau de modificação da cobertura do solo apresentam um maior potencial de alteração nos processos hidrológicos. "Na maioria dos casos, essas alterações são intensificadas pela ação humana, agravando problemas como inundações", explica Rodrigo Lima Santos. A expansão da malha urbana reduz o tempo de concentração e a capacidade de infiltração da água, aumentando a velocidade e o volume do escoamento superficial.

Para a análise, foram utilizadas imagens de sensoriamento remoto e fotografias aéreas de diferentes anos, processadas digitalmente. Técnicas de modelagem espacial permitiram prever o comportamento hidrológico com base em padrões geoespaciais identificados em anos anteriores. Este trabalho minucioso trouxe à tona dados cruciais para a compreensão do impacto urbano nos córregos de Goiânia.

"As conclusões obtidas têm o potencial de contribuir diretamente para a formulação de políticas públicas", destaca o pesquisador. Uma das iniciativas que pode se beneficiar dessas informações é o Plano Diretor de Drenagem Urbana, atualmente em desenvolvimento pela prefeitura de Goiânia em parceria com a UFG. Este plano visa melhorar a gestão das águas pluviais e minimizar os efeitos adversos da urbanização desenfreada.

A pesquisa não se ilumina os desafios hidrológicos enfrentados por uma cidade em rápida expansão, ela oferece ainda ferramentas essenciais para gestores públicos. Com dados concretos e modelagens precisas, a cidade de Goiânia pode planejar de maneira mais eficaz suas estratégias de desenvolvimento urbano e garante um equilíbrio entre crescimento e sustentabilidade ambiental.


Pesquisa UFG Córrego Vaca Brava Córrego Quebra-Anzol e Alto Córrego Macambira Goiânia Goiás,