Poder Goiás
Goiânia, 06/04/25
Matérias
Reprodução

Rosana Maciel Gomes, de Goiânia, está entre os condenados que fugiram do país e foi sentenciada a 13 anos e 6 meses pelo STF

Incluindo goiana Rosana Maciel, ministro Alexandre de Moraes ordena prisão de fugitivos na lista da Interpol

19/05/2024, às 10:30 · Por Redação

Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes ordenou a prisão de fugitivos condenados e suspeitos de participação nos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023. Eles foram incluídos na lista da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), após deixarem o país.

Entre os dias 14 e 17 de maio, o gabinete de Moraes emitiu 47 novos mandados de prisão, atingindo 40 condenados e sete investigados pelos ataques e outros crimes relacionados ao resultado das eleições de 2022. Dentre os condenados, consta Rosana Maciel Gomes, moradora de Goiânia, sentenciada a 13 anos e 6 meses pelo STF.

Rosana Maciel foi condenada por diversos crimes, incluindo abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa armada. Após não se apresentar à justiça em 15 de janeiro, ela fugiu para o Uruguai, atravessando a fronteira em Santana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e depois seguiu para a Argentina.

Os atos golpistas pelos quais Rosana e outros foram condenados envolveram a invasão das sedes do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. Os invasores protestavam contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições presidenciais de 2022.


Foragida Interpol Rosana Maciel Gomes Goiânia Goiás,