Matérias
Divulgação
Bacia do Rio Meia Ponte completou 27 dias sem chuvas e acende alerta para a necessidade de acompanhamento da disponibilidade hídrica
Rio Meia Ponte alcança nível mais crítico dos últimos cinco anos em maio
22/05/2024, às 15:11 · Por Redação
O Rio Meia-Ponte entrou em nível de atenção neste mês de maio, registrando uma vazão de 10,2 mil litros de água por segundo (L/s). Segundo dados da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o rio atingiu esse nível mais cedo, se comparado aos últimos cinco anos.
Desde então, a vazão do manancial já caiu quase 2 mil L/s. Isso preocupa, pois de acordo com a Semad no ano passado, o nível de atenção só começou no dia 27 de junho.
O gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explicou ao Jornal O Popular, que o motivo da vazão do Rio Meia Ponte ter surgido mais cedo é devido ao ciclos de chuvas irregulares com La Niña e El Niño nos últimos três anos. Neste momento é mais do que necessário fazer o uso racional da água para que possamos passar o período de estiagem. Já que o retorno das chuvas só devem acontecer em meados de outubro", destaca André. A bacia do Rio Meia Ponte, segundo dados da Semad, completou 20 dias sem chuvas nesta quarta-feira (15). Além disso, a vazão registrada nesta data é de 10,4 mil litros por segundo, quase atingindo o nível de alerta, considerado quando registrado escoamento menor ou igual a 9 mil.
Rio Meia Ponte Nível