Matérias
Divulgação - Polícia Civil
Suspeito realizava atendimentos e receitava medicamentos controlados na própria farmácia, usando carimbos e assinaturas falsificadas de médicos, segundo a Polícia Civil
Farmacêutico é preso por se passar por médico e prescrever remédios controlado no interior de Goiás
24/05/2024, às 08:33 · Por Redação
Um farmacêutico de 37 anos foi preso nesta quinta-feira, 24, na Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal, suspeito de se passar por médico, realizar consultas e prescrever medicamentos controlados. As investigações, conduzidas pela Polícia Civil, começaram há cerca de um ano após um médico denunciar que seu nome e registro profissional estavam sendo utilizados ilegalmente.
De acordo com o delegado Diego Alonso, responsável pelo caso, a polícia iniciou a investigação após a denúncia de um médico que percebeu que seu nome e CRM estavam sendo usados para a prescrição de remédios controlados. A denúncia levou os investigadores até um paciente que havia sido atendido pelo suspeito, confirmando as suspeitas.
Durante as apurações, foi descoberto que o farmacêutico mantinha um consultório dentro de uma de suas farmácias, onde realizava atendimentos médicos e prescrevia todos os tipos de medicamentos. Para os remédios que necessitam de receituário de controle especial, ele usava carimbos com nomes de médicos e falsificava assinaturas.
Na manhã desta quinta-feira, 23, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em duas farmácias de propriedade do suspeito e em sua residência. Durante a operação, a polícia apreendeu uma grande quantidade de receituários de controle especial em branco, além de outras receitas com carimbos e assinaturas falsificadas e um carimbo com nome e CRM de um médico. O mesmo material foi encontrado nos computadores das farmácias.
Além da falsificação de documentos, a equipe policial encontrou medicamentos vencidos expostos para venda, acionando imediatamente a vigilância sanitária para averiguação. Durante o cumprimento dos mandados, uma testemunha chegou à farmácia e relatou que havia sido atendida pelo farmacêutico na noite anterior. Ela apresentou uma receita de antibiótico, que necessita de prescrição médica, e os medicamentos comprados na própria farmácia.
O delegado Diego Alonso informou que o suspeito foi preso em flagrante pelos crimes de falsificação de documento particular e venda de produtos fora da data de validade. Além disso, há uma investigação em curso contra o farmacêutico por exercício ilegal da medicina.
Prisão Farmacêutico Exercício Ilegal da Medicina Goiás,