Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Reprodução

Em um dos cenários destacados pela Veja, Caiado já é 3° na corrida presidencial; governador de Goiás aparece como uma das principais figuras da direita para as eleições de 2026

Em um dos cenários destacados pela Veja, Caiado já é 3° na corrida presidencial

25/05/2024, às 09:38 · Por Redação

A revista Veja desta semana traz uma reportagem especial sobre a disputa presidencial de 2026, destacando Ronaldo Caiado (União Brasil), governador de Goiás, como um dos principais candidatos da direita. Em um dos cenários analisados, Caiado já aparece em terceiro lugar na preferência dos eleitores, à frente de outros nomes importantes do campo conservador.

De acordo com um levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, realizado entre os dias 27 de abril e 1º de maio, Caiado aparece em terceiro lugar com 10,9% das intenções de voto. Neste cenário, Lula (PT) lidera com 37,2%, seguido por Ciro Gomes (PDT) com 14,7%. Eduardo Leite (PSDB) e Helder Barbalho (MDB) vêm depois, com 5,6% e 1,7%, respectivamente. A pesquisa tem uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais.

Conforme a reportagem da Veja, Caiado faz parte de um grupo de governadores que enfrentam desafios específicos para se viabilizarem como candidatos presidenciais, apesar de sua capacidade de representar o eleitorado conservador. 

Romeu Zema (Novo-MG), por exemplo, enfrenta dificuldades em consolidar sua postura liberal, já que ainda não conseguiu privatizar estatais importantes como a Cemig. Caiado e Ratinho Jr. (PSD-PR) têm o desafio adicional de estarem filiados a partidos que atualmente integram o governo federal, com cada um controlando três ministérios.

Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) também é citado na reportagem, mas enfrenta a decisão de optar pela reeleição em São Paulo, uma campanha possivelmente menos arriscada do que enfrentar Lula em uma eleição presidencial.


Política Eleições 2026 Corrida Presidencial Ronaldo Caiado Goiás,