P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/04/25
Matérias
Divulgação

Professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidem pelo fim da paralisação, enquanto outras universidades federais no estado rejeitam proposta

UFG encerra greve, mas docentes rejeitam proposta do governo

26/05/2024, às 08:36 · Por Redação

Os professores da Universidade Federal de Goiás (UFG) decidiram encerrar a greve da categoria, mas rejeitaram a proposta apresentada pelo Governo Federal. A decisão foi tomada por meio de um plebiscito eletrônico organizado pelo Adufg-Sindicato. No total, foram 820 votos a favor do fim da paralisação, 720 contra e 9 abstenções. A diretoria do sindicato comunicará a Reitoria da UFG sobre a decisão.

Em uma segunda consulta, que abordou a rejeição da proposta do governo aprovada na Assembleia da Adufg na última quinta-feira, 23, 794 docentes votaram a favor da rejeição e 652 foram contra, com 20 abstenções registradas.

Nas demais universidades federais do estado, a tendência foi semelhante. Na Universidade Federal de Catalão (UFCAT), 34 professores votaram pela rejeição da proposta do governo, enquanto 12 foram contra. Na Universidade Federal de Jataí (UFJ), 60 docentes votaram a favor da rejeição e 40 contra. Assim, entre as três universidades, contabilizaram-se 888 votos favoráveis à rejeição, 704 contrários e 20 abstenções.

A votação seguiu o Estatuto do Adufg-Sindicato, conforme o artigo 13, III, §1º, 2º e 5º, que determina que decisões sobre início e término de greves devem ocorrer por meio de plebiscito eletrônico. Essa consulta é essencial para verificar a real vontade da categoria.


Greve Suspensa UFG Goiás,