Matérias
Divulgação - Secom Goiás l
Ação visa imunizar crianças de 1 a 5 anos e reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil, classificado como de alto risco em 2023
Campanha de vacinação contra a Poliomielite começa em Goiânia e demais cidades goianas nesta segunda-feira, 27
26/05/2024, às 08:39 · Por Redação
Começa nesta segunda-feira, 27, a “Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite 2024” em Goiânia e demais cidades de Goiás. A iniciativa, coordenada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde, será lançada oficialmente na Escola Infantil São José, com início às 9 horas e a participação do personagem Zé Gotinha, que convocará a população e as instituições de ensino a promoverem a vacinação.
A campanha, que vai até 14 de junho, tem como meta vacinar pelo menos 95% das crianças de 1 a 5 anos de idade, o que corresponde a 426.917 crianças em Goiás. Em todo o estado, cerca de 900 postos de vacinação estarão disponíveis. O dia “D” de mobilização nacional está marcado para 8 de junho, quando as unidades funcionarão das 8h às 17h.
Desde o último registro de poliomielite no Brasil, em 1989, e a certificação de área livre do poliovírus selvagem em 1994, o país se manteve sem casos da doença. No entanto, em 2023, o Brasil foi considerado de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas da Organização Mundial da Saúde (OMS).
A poliomielite, ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa grave que causa paralisia flácida, geralmente nos membros inferiores, podendo ser irreversível e até fatal. A vacinação é essencial para manter a erradicação da doença no Brasil, prevenindo sua reintrodução.
As campanhas de vacinação são importantes para evitar a volta da poliomielite no Brasil. Elas garantem acesso às vacinas, diminuem o número de não vacinados e aumentam a cobertura e homogeneidade vacinal. Em 2024, o Brasil planeja substituir as duas doses de reforço da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com vacina inativada poliomielite (VIP). Esta transição será implementada no segundo semestre de 2024, tornando o esquema vacinal totalmente baseado na VIP.
Crianças menores de 12 meses serão vacinadas conforme a situação vacinal encontrada com a vacina VIP. Crianças de 1 a 4 anos receberão a VOP indiscriminadamente, desde que tenham completado as três doses da VIP. Para a campanha, Goiás recebeu 360 mil doses de VOP.
Apesar da cobertura vacinal contra a poliomielite ainda não ter alcançado a meta de 95% em todo o país, o Programa Nacional de Imunizações está intensificando esforços para melhorar os indicadores. A campanha visa não apenas imunizar, mas também conscientizar a população sobre a importância da vacinação para manter a erradicação da poliomielite no Brasil.
Saúde Vacinação Poliomielite Goiânia Goiás,