Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação

Vereador policial federal Suender (PL) protocolou um requerimento para a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde em Anápolis, com o objetivo de “investigar, apontar culpados e responsabilizá-los” pelos problemas na Saúde municipal

Vereador de Anápolis protocola CEI da Saúde após denúncias de usuários

28/05/2024, às 10:36 · Por Redação

O vereador policial federal Suender (PL) protocolou um requerimento para a instauração de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde em Anápolis, com o objetivo de “investigar, apontar culpados e responsabilizá-los” pelos problemas na Saúde municipal. Desde o ano passado, o vereador tem recebido denúncias de usuários sobre falhas no atendimento e possíveis desvios de verbas na pasta.

O documento, que contém aproximadamente 770 páginas, foi oficialmente protocolado por Suender na última sexta-feira, 24. Outros oito parlamentares assinaram o requerimento, apoiando a criação da CEI. Ao Diário de Goiás, Suender explicou que a intenção é “provocar os ajustes necessários para melhorar a prestação de serviço de saúde para a população”.

Segundo o vereador, há evidências claras de problemas que precisam ser investigados. “Esses indícios estão bem organizados. Claro que a CEI é um caderno investigatório, e aí sim, nós vamos consolidar as provas, com depoimentos, com testemunhas, com documentos”, destacou Suender. Entre os problemas listados, ele mencionou a falta de UTIs pediátricas, que resultou na morte de crianças, a paralisação de cirurgias cardíacas pelo SUS, a interrupção de cirurgias oftalmológicas por falta de verba, e a ausência de médicos, farmacêuticos, dentistas, entre outros profissionais nas Unidades Básicas de Saúde de Anápolis.

Um dos pontos críticos destacados no requerimento é a redução das ambulâncias do Serviço Móvel de Urgência (SAMU) devido a problemas mecânicos. “Por vários meses, houve uma falta de repasse para oficinas mecânicas para consertar as viaturas, e essas viaturas não estavam funcionando. Descobriu-se que havia um intermediário. Temos que identificar onde está o problema. O dinheiro era passado para o intermediário, mas não chegava à oficina. Por que ficávamos sem ambulâncias no município ou com um número reduzido de ambulâncias? Quanto recebia esse intermediário?”, questionou o vereador.

Ao Diário de Goiás, o prefeito de Anápolis, Roberto Naves (Republicanos), afirmou por meio de sua assessoria que “respeita a independência dos Poderes”. No entanto, ele sugeriu que poderia haver uma “contaminação política do processo, uma vez que a iniciativa partiu em um ano eleitoral”.

Respondendo às críticas sobre a abertura da CEI em ano eleitoral, Suender esclareceu que iniciou o procedimento investigativo no ano passado. “Quero enfatizar que estou trabalhando nessa CEI desde o ano passado. Faz um ano que isso começou, mas só recentemente conseguimos a última – oitava – assinatura. Isso poderia ter começado bem antes, mas os interesses próprios de alguns políticos atrapalham os trabalhos de interesse da sociedade”, afirmou o parlamentar.

Apesar dos possíveis obstáculos, Suender espera que o processo ocorra “de maneira tranquila”. “Eu sei que é difícil, até porque, conhecendo a presidência da Câmara e a mesa, que é apoiada pelo governo municipal, sei das dificuldades. Mas espero que isso não atrapalhe, não haja interferências e que a CEI flua normalmente”, disse.

A leitura do requerimento está prevista para o próximo dia 3 de junho, em sessão plenária. O presidente da Câmara de Vereadores de Anápolis, Dominguinhos do Cedro (PDT), afirmou que, se a CEI for instaurada, o Legislativo anapolino fará um “trabalho sério” de investigação. De acordo com a assessoria da Câmara, a CEI foi protocolada, mas ainda não está no sistema. Em breve, todas as páginas serão digitalizadas e, na sequência, será feita uma análise de toda a documentação para definir os próximos passos.


Política Eleições 2024 Vereador Policial Federal Suender CEI Anápolis Goiás,