Matérias
Divulgação - Secom Goiânia
Secretaria da Saúde reforça importância da imunização com baixa adesão na reta final da campanha
Goiás vacina apenas 30% do público-alvo contra Influenza
30/05/2024, às 07:49 · Por Redação
Às vésperas do término da campanha nacional de vacinação contra a Influenza, que se encerra nesta sexta-feira, 31, a Secretaria da Saúde de Goiás (SES-GO) emitiu um alerta. Até o momento, apenas 30,59% dos integrantes dos grupos prioritários receberam a vacina nos cerca de 900 postos espalhados pelo estado. A cobertura vacinal em Goiás está abaixo da média nacional, que é de 36,75%, e bem distante dos 90% considerados ideais pelo Ministério da Saúde.
Superintendente de Vigilância em Saúde da SES-GO, Flúvia Amorim destaca a urgência da vacinação, especialmente com a chegada do clima frio e seco, que aumenta a incidência de doenças respiratórias. “Conclamamos as pessoas que ainda não tomaram a vacina a ir a um dos postos localizados em todos os municípios para receber a dose do imunizante”, enfatiza. Durante o feriado de Corpus Christi, é importante que a população consulte as prefeituras locais sobre o funcionamento das unidades de saúde.
Os dados da SES-GO revelam que, neste ano, foram registrados 3.196 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Goiás, sendo 301 por influenza, resultando em 26 óbitos. Em resposta a esses números alarmantes, desde o dia 2 de maio, a vacinação contra a influenza foi ampliada para toda a população acima de seis meses de idade, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde. Embora os grupos prioritários sejam os mais vulneráveis, a ampliação visa beneficiar também aqueles não contemplados inicialmente.
Flúvia Amorim ressalta que a expansão da vacinação é importante para reduzir atendimentos ambulatoriais e internações durante o período frio e seco, quando as doenças respiratórias são mais comuns e as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados. Ela reforça que, mesmo após o término oficial da campanha no dia 31 de maio, a população ainda pode procurar os postos de saúde para se vacinar. “As pessoas podem procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa para se proteger contra essa grave doença”, afirma, garantindo que a vacina é segura e aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Saúde Vacinação Influenza Gripe Goiânia Goiás,