Matérias
Divulgação
Há uma situação de abandono do local, com muitos objetos desaparecidos, a falta de cuidado com túmulos e poucos funcionários
Cemitério Santana é alvo constante de furtos e vandalismo em Goiânia
06/06/2024, às 08:10 · Por Redação
Apesar de tombado como patrimônio histórico de Goiânia e abrigando jazigos de personalidades importantes para Goiás, o Cemitério Nossa Senhora de Santana, no Setor dos Funcionários, é com frequência alvo de furtos e vandalismo. A recorrência fez com que algumas famílias instalassem grades de ferro ou contratassem serviços de segurança armada para garantir a preservação dos túmulos de seus entes queridos.
Há uma situação de abandono do local, com muitos objetos desaparecidos, a falta de cuidado com túmulos e poucos funcionários. Ausência das placas de identificação dos velados, pisos irregulares, vidraças quebradas em portas e janelas de jazigos foram algumas das situações identificadas. cercas elétricas e concertinas.
Construído em 1939, o Cemitério Nossa Senhora de Santana ficou sob administração do Governo do Estado de Goiás por 20 anos. Em 1959, sua tutela foi transferida para o município de Goiânia, durante a gestão do prefeito Jaime Câmara, que foi enterrado no local. Além de Câmara, outras personalidades que marcaram a história do estado estão veladas lá, entre elas o fundador da capital, Pedro Ludovico Teixeira; seu primeiro prefeito, Venerando de Freitas Borges; e um dos principais líderes políticos de Goiás, Iris Rezende Machado. Possuindo fortes traços da arquitetura art déco, em 26 de setembro de 2000, o cemitério foi tombado como Patrimônio Histórico do município através do decreto n.º 1879/2000. Em 2015, a Associação das Empresas Funerárias do Estado de Goiás (Aefego) elaborou, em parceria com o arquiteto Leo Romano, um projeto para transformar o local em um ponto de visitação turística.
O objetivo era preservar a arquitetura e as obras de arte, para fazer com que o cemitério fosse um ambiente de cultura por sua grande importância histórica para a capital goiana, abrigando os jazigos de comunidades que auxiliaram na construção da cidade, como árabes e japoneses.
Cemitério Santana Prefeitura de Goiânia