Matérias
Reprodução
Em entrevista ao MyNews, o pré-candidato à Prefeitura de São Paulo Pablo Marçal cometeu vários equívocos sobre sua candidatura, obras públicas e combate à dengue; confira a checagem
Agência Lupa expõe erros cometidos pelo goiano Pablo Marçal
07/06/2024, às 11:23 · Por Redação
A Agência Lupa deu início à cobertura das eleições municipais de 2024 com a checagem da sabatina promovida pelo MyNews com os pré-candidatos à Prefeitura de São Paulo. Entre os entrevistados estavam Ricardo Nunes (MDB), Guilherme Boulos (PSOL-SP) e o goiano Pablo Marçal (PRTB). Foi na entrevista com Marçal, realizada na quinta-feira, 6, que surgiram várias afirmações falsas.
Pablo Marçal errou ao declarar que só não concorreu à presidência da República pelo Pros em 2022 porque a Justiça derrubou sua candidatura. Na realidade, o próprio partido retirou sua candidatura antes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar o registro. "Embora tenha sido oficializado como candidato à presidência do Pros em 2022, o próprio partido retirou a candidatura do empresário antes de o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) rejeitar o registro dele", checou a Agência Lupa.
Marçal também afirmou incorretamente que sua candidatura a deputado federal foi invalidada "no tapetão". Na verdade, a decisão foi tomada pela Justiça Eleitoral após a votação, órgão responsável por validar todas as candidaturas.
Outra declaração equivocada foi sobre o número de obras paradas no Brasil. Marçal disse que há mais de 120 mil obras paradas, enquanto o Tribunal de Contas da União (TCU) registra apenas 8,6 mil obras paralisadas com recursos do Orçamento Geral da União, de um total de 21 mil obras.
Em relação ao país mais rico per capita, Marçal afirmou que é o Catar. No entanto, de acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), Luxemburgo é o país mais rico do mundo com um PIB per capita de US$ 131,3 mil, seguido pela Irlanda e Suíça. O Catar ocupa o oitavo lugar no ranking.
Marçal também errou ao dizer que São Paulo possui pouco mais de 30 veículos equipados com nebulizadores de inseticida (fumacê) para combater a dengue. A cidade conta com 96 conjuntos de nebulizadores, sendo 66 próprios e 30 contratados.
A seguir, os detalhes da checagem feita pela Agência Lupa:
- Pablo Marçal disse: “Fui candidato oficial à presidência da República na convenção do Pros, à noite a Justiça derrubou”
Informação falsa: O partido retirou a candidatura antes do TSE rejeitar o registro.
- Pablo Marçal disse: “O Brasil tem mais de 120 mil obras paradas”
Informação falsa: O TCU registra 8,6 mil obras paradas com recursos federais.
- Pablo Marçal disse: “Povo mais rico do mundo per capita é do Catar”
Informação falsa: Luxemburgo é o país mais rico per capita, seguido pela Irlanda e Suíça.
- Pablo Marçal disse: “(...) uma cidade [São Paulo] deste tamanho ter 30 e poucos carros desse aí [fumacê]”
Informação falsa: São Paulo possui 96 conjuntos de nebulizadores, sendo 66 próprios e 30 contratados.
Política Eleições 2024 Prefeitura de São Paulo Goiano Pablo Marçal