Matérias
Divulgação
Além de premiação em dinheiro, vencedores conseguiram bolsas para dar sequência a seus estudos
Estudantes da UFG e IF Senador Canedo são destaques em prêmio nacional de iniciação científica e tecnológica
07/06/2024, às 16:02 · Por Redação
Dois estudantes do Programa de Iniciação à Pesquisa Científica, Tecnológica e em Inovação da Universidade Federal de Goiás (PIP-UFG) foram premiados no 21º Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Francisco Lucas Feitosa de Oliveira, da Faculdade de Farmácia (FF/UFG), e Jordanna Emilly Alves dos Santos, do Ensino Médio do Instituto Federal de Senador Canedo, foram os discentes premiados desta edição.
Projetos Premiados
Jordanna Emilly venceu na categoria Bolsista de Iniciação Científica Júnior (PIBIC-EM), na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias (CETE), com o projeto "Dispositivos microfluídicos em papel para titulação de ácido acetilsalicílico baseado em medidas por distância", orientado pelo professor Wendell Coltro.
Francisco Lucas foi premiado na categoria Bolsista de Iniciação Tecnológica (PIBITI), na área de Ciências da Vida (CV), com o projeto "Desenvolvimento de modelos de Inteligência Artificial para predição de citotoxicidade de candidatos a fármacos contra COVID-19", coordenado pela professora Carolina Horta Andrade.
Prêmios e Reconhecimentos
Francisco, premiado na Iniciação Científica Tecnológica, receberá R$ 10 mil e uma bolsa de mestrado ou doutorado no país, com prazo limite de 24 meses para início da utilização. Já Jordanna, bolsista de Iniciação Científica Júnior premiada, receberá R$ 5 mil e uma bolsa de Iniciação Científica ou de Iniciação Tecnológica.
Todos os premiados, independentemente da categoria, receberão passagens aéreas e hospedagem para participar da cerimônia de premiação. O evento será realizado durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), no dia 8 de julho deste ano, na Universidade Federal do Pará (UFPA)
Estudantes UFG CNPQ