Matérias
Divulgação
Para esta semana, a previsão é de que os dias comecem com a umidade relativa do ar na casa dos 80%, no entanto, ao longo do dia deve cair para 25%
Cimehgo faz alerta e coloca Goiás em estado de atenção com o tempo seco
18/06/2024, às 10:13 · Por Redação
Há 53 dias sem chuvas, Goiás entrou em estado de atenção com o tempo seco, segundo o boletim informativo do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). Para esta semana, a previsão é de que os dias comecem com a umidade relativa do ar na casa dos 80%, no entanto, ao longo do dia deve cair para 25%.
Vale lembrar que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para o bem estar humano o nível da umidade do ar deve estar em 60%, ou seja, a mínima em Goiás está 45% menor.
O tempo seco também eleva o risco para incêndios florestais, que já aumentaram 70% este ano em Goiás. Em todas as regiões do estado, com exceção do sul, o índice é alto para queimadas associadas aos fatores climáticos. "Lembrando que neste período, a maioria das queimadas são provocadas, e que necessitamos de uma consciência ambiental, a fim de não propagar as queimadas, sendo esta prática danosa para a cidade e para o campo", reforça o boletim do Cimehgo.
Ao POPULAR , o gerente do Cimehgo, André Amorim, explica que a junção dos fatores tempo seco e queimadas resulta em prejuízos para a população. Isso vem trazer um grande problema neste período como nós já observamos e os médicos também relatam que são a grande incidência de problemas nas vias respiratórias, alergias e rinites, que atacam todos ao mesmo tempo", detalhou.
Ainda conforme André, neste período em que a umidade do ar está baixa, ocorre um ressecamento das mucosas e que provoca a propagação de gripes, "todas ao mesmo tempo e este é um grande problema neste período", detalhou. Tem gente que tem ressecamento nos olhos, neste período, as fumaças das queimadas prejudicam mais ainda, lembrando que temos pessoas com asma, bronquites e outros problemas respiratórios", disse
Como método de prevenção, o meteorologista recomenda: Aumento ingestão de água e outros líquidos ao decorrer do dia; Uso de umidificadores de ar; Evitar a prática de exercício físico ao ar livre entre as 10h e 16h.
Goiás Tempo Seco Cihmego