Poder Goiás
Goiânia, 04/04/25
Matérias
Divulgação - Secom Goiás

Vice-governador Daniel Vilela destaca que unidade chegou a ser "inaugurada" sem aparelhos ou equipe de saúde

Daniel Vilela critica gestões anteriores pela demora na entrega do Hospital de Águas Lindas

19/06/2024, às 13:09 · Por Redação

Na inauguração do Hospital Estadual de Águas Lindas (HEAL), realizada na última segunda-feira, 17, o vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), criticou duramente a demora das gestões anteriores em concluir a obra. Vilela destacou que a construção, iniciada há 20 anos, passou por um período em que foi "inaugurada" em 2016 sem a presença de equipamentos médicos ou equipe de saúde para atendimento.

Durante seu discurso, Vilela ressaltou as dificuldades enfrentadas pela administração do governador Ronaldo Caiado (União Brasil) para retomar e finalizar as obras do hospital a partir de 2021. "O governador, ao longo desses anos, enfrentou muitos desafios com obras paradas pelo Estado afora. Escolas, unidades de saúde, e a maior delas foi exatamente o Hospital Regional de Águas Lindas, mas que, inclusive, chegou a ser inaugurado sem ter sequer um equipamento aqui dentro, muito menos profissionais da saúde", relembrou.

Vilela classificou a conclusão do hospital como a obra “mais emblemática” da gestão Caiado, sublinhando os vários impasses superados, incluindo problemas com fornecedores de serviços e paralisações judiciais. "Teve muitas dificuldades, com próprios fornecedores de serviço aqui nessa obra, paralisações por determinações judiciais, e ele foi superando tudo, corrigindo todos os defeitos desde o início para que a gente chegasse aqui no dia de hoje", explicou.

O vice-governador também destacou que a inauguração da nova unidade de saúde representa o compromisso da atual gestão em finalizar obras herdadas de administrações anteriores. "Deixa uma imagem de que Goiás avançou nesse aspecto das obras paradas e tem muitas tantas outras já assumidas pelo governador que estão sendo ou que vão ser inauguradas", pontuou.

Localizado em uma região populosa, a unidade de saúde deve beneficiar mais de 1,2 milhão de habitantes de 31 municípios da macrorregião Nordeste e Goiás. "Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população", classificou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao parabenizar a gestão Caiado pela entrega da unidade.

O hospital conta com urgência e emergência, com maternidade, bancos de sangue e de leite; e equipamentos para exames como tomografia, ressonância magnética e raio-x. A abertura dos leitos será gradual, com previsão de entrar em atividade plena até agosto. Nesta manhã, cinco pacientes estavam internados e cerca de 160 consultas agendadas.


Saúde Hospital de Águas Lindas Ronaldo Caiado Daniel Vilela Governo de Goiás,