Matérias
Divulgação
Procedimento inédito: Cerof UFG realiza “tatuagem de córnea”
Cerof-UFG realiza "tatuagem de córnea" via SUS
20/06/2024, às 11:17 · Por Redação
O Centro de Referência em Oftalmologia da Universidade Federal de Goiás (Cerof-UFG) realizou um procedimento pioneiro conhecido popularmente como "tatuagem de córnea". Tecnicamente denominado ceratopigmentação, o tratamento consiste na aplicação de pigmentos na córnea para alterar a coloração dos olhos. A intervenção foi conduzida pela médica oftalmologista Jordana Sandes e realizada por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
O paciente beneficiado pelo procedimento é deficiente visual e optou pela ceratopigmentação devido à insegurança que sentia em situações cotidianas, como na busca por emprego. Segundo a especialista, o objetivo do tratamento é proporcionar uma melhoria significativa na qualidade de vida dos pacientes ao minimizar o constrangimento associado ao olhar nos olhos dos outros.
“A ceratopigmentação permite incluir o paciente de forma mais natural na vida social, eliminando o desconforto que muitos sentem ao interagir visualmente com outras pessoas”, afirmou Jordana Sandes.
De acordo com a UFG, o Cerof está atualmente ajustando o processo de regulação de vagas para procedimentos em transição. A partir do dia 1º de julho, a regulação passará a ser gerida pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES). Este ajuste está sendo feito para garantir a continuidade e a organização do cronograma de cirurgias futuras em parceria com a SES.
Procedimento Tatuagem de Córnea Cerof UFG Goiás,