Poder Goiás
Goiânia, 03/04/25
Matérias
Divulgação

Suspeito teria movimentado R$ 36 milhões

Homem que aplicava golpe com site falso de doações para o RS é preso em Goiânia

20/06/2024, às 14:05 · Por Redação

Um homem de 20 anos foi preso, suspeito de estelionato virtual, nesta quarta-feira (19/6), em Goiânia. Segundo investigações da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), o indivíduo é suspeito de movimentar mais de R$ 36 milhões do Rio Grande do Sul em transações atípicas recentes. Além do jovem, uma mulher também foi presa em Luziânia, sócia de uma empresa de pagamentos. Junto com ela, foi apreendido um menor responsável por operacionalizar o golpe através de website falso criado para desviar doações direcionadas a vítimas das enchentes.

Segundo a Polícia Civil, foram criadas páginas na internet, simulando páginas oficiais do governo do Rio Grande do Sul, em mais de um domínio, alarmando a população de que se estaria diante do maior desastre da história do Estado. Ao clicar na página, as vítimas eram redirecionadas a uma página falsa, simulando o website ''Vakinha''. A página, inclusive, era impulsionada pelas redes sociais, a fim de atingir o maior número possível de pessoas.

 Na página simulada, era divulgado um QR Code, gerado por uma fintech de checkout (espécie de loja virtual), que permitiria o pagamento via pix. A partir de então, o valor da suposta contribuição era redirecionado da loja virtual para um gateway de pagamentos, que repassava o valor para o local indicado pelos golpistas. Assim, o valor era captado com aparência de licitude, vez que simulava a “venda” de um produto ou serviço oriundo das empresas.

 Uma vez identificada a fraude, as páginas foram retiradas do ar, além do bloqueio de todas as contas bancárias vinculadas ao CPF e aos CNPJs dos investigados. A partir de então, buscou-se, através de ferramentas tecnológicas de investigação, a identificação e responsabilização dos suspeitos. Até o momento, sete pessoas já foram presas preventivamente e deferidas mais de 50 medidas cautelares. 



Golpes Site falso RS